Postado em 02 de Setembro de 2021

Jargões como ‘mudança de jogo’ e ‘mudança de paradigma’ são frequentemente usados na indústria de tecnologia para gerar interesse e entusiasmo sobre as inovações mais recentes. Esse uso excessivo de adjetivos torna difícil identificar quando surge algo que realmente faz uma mudança significativa em relação a todas as outras inovações. No entanto, a tecnologia 5G é o tipo de evento que realmente muda o jogo.

A 5G é menos sobre conectividade de alta velocidade e mais sobre liberação de dados e capacidade de computação. Com o potencial de alimentar soluções futuras, como carros autônomos, a tecnologia 5G pode acelerar o crescimento de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) de baixo custo, pois elimina a necessidade de poder de computação e armazenamento em cada dispositivo.

Há uma oportunidade colossal, como acontece com muitos avanços em tecnologia, para o 5G acelerar ainda mais a transformação dos negócios - uma ótima notícia para as empresas que se apóiam nas soluções mais recentes para progredir.

A adoção em nível empresarial é o novo campo de batalha competitivo. Com novos casos de uso habilitados por 5G que não existiam antes, as empresas que adotarem rapidamente a nova tecnologia perceberão que ela está gerando aumento de receita e lucratividade. As estimativas são de que, quando combinados, os aplicativos 5G somarão US $ 1,3 trilhão ao PIB global até 2030.

Estima-se que o setor de saúde seja um dos maiores beneficiários, com 5G previsto para levar a resultados melhores e mais rápidos em tudo, desde a entrega ultrarrápida de equipamentos de emergência por drones até o aumento do monitoramento proativo da saúde por meio dos chamados wearables. O mercado de Utilities também tem grandes benefícios, pois o gerenciamento inteligente de energia com o 5G possibilitará que a indústria tenha mais eficiência, melhor gerenciamento de resíduos, menor desperdício de água e muito mais.

O seu setor pode se beneficiar com o 5G?

À medida que a transformação digital se espalha por todos os negócios e economias do mundo, a resposta é sim. O número de dispositivos conectados deve crescer para 48 bilhões nos próximos dois anos, enquanto a IoT expande seu alcance já substancial. As velocidades atuais e os problemas de latência impactam os dispositivos IoT. A combinação de maior adoção da nuvem, implantação 5G e crescimento de dispositivos cria um mundo de possibilidades esperando apenas que as empresas aproveitem.

O 5G se tornará uma parte fundamental dos planos estratégicos das companhias no futuro, com a velocidade de adoção significando que o momento de começar a agir é agora.

Aproveitando a oportunidade 5G

O 5G agrega valor como parte de uma jornada de transformação digital, com plataformas como a Microsoft adquirindo recursos para explorar essa tecnologia e adicionando seu capital aos bilhões de dólares que estão sendo investidos na construção das redes.

Muitos dos casos de uso que serão triviais em uma década ainda estão apenas no estágio de ideias agora; a chave é ser ágil o suficiente para explorá-los quando se desenvolverem.

Em breve, podemos esperar o surgimento das primeiras redes de negócios 5G. Durante a criação dessas redes, será essencial fazer parceria com um provedor de serviços inovadores que possa permitir que sua empresa desbloqueie o potencial ilimitado que o 5G possui. O fornecedor certo pode garantir o sucesso em aproveitar a oportunidade devido a décadas de experiência, juntamente com o compromisso de investir no mercado 5G e em suas soluções.

Como um provedor de soluções focado em transformação digital, reconhecemos a chance de liderar nossos clientes por meio dessa nova oportunidade. É por isso que adquirimos a siticom, uma empresa alemã líder em projetos de redes de campus 5G. Recentemente, a siticom e a Metaswitch, de propriedade da Microsoft, firmaram uma parceria estratégica para co-inovar e produzir soluções de nuvem híbrida avançadas para redes 5G LTE privadas.

A especialização da siticom em virtualização, nuvem e redes de campus, junto com o 5G SA Fusion Core da Metaswitch, coloca a empresa na vanguarda das implementações de rede privada 5G em muitos locais estratégicos europeus. Esses desenvolvimentos 5G com siticom e Metaswitch são apenas o começo.

No futuro, a Logicalis levará esses recursos e soluções 5G a todos os mercados em que atua para continuar a fornecer velocidade, escala e agilidade para clientes globais. Infraestruturas de rede modernas baseadas em tecnologias 5G serão a base de todos os negócios digitais. A implantação e a transformação das organizações para adotar uma infraestrutura de rede moderna nos próximos anos são essenciais para a resiliência dos negócios e para obter uma vantagem competitiva.

Não fique para trás.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])