Postado em 26 de Janeiro de 2022

Os ambientes de trabalho têm estado em constante evolução desde a revolução industrial, mas o ritmo das mudanças acelerou rapidamente nos últimos anos. Uma combinação de fatores está alterando a maneira como as empresas operam. A primeira geração de nativos digitais entrou no ambiente de trabalho e começou a subir na hierarquia, esperando usar ferramentas que correspondam às suas experiências. Também houve um aumento dramático nos dados e na capacidade das empresas de extrair deles informações significativas e acionáveis. Finalmente, a pandemia mudou nossa relação com o local onde trabalhamos e levou a uma nova aceitação e compreensão dos fluxos de trabalho remotos. Como resultado, as empresas descobriram que precisavam adotar práticas de negócios cada vez mais ágeis à medida que a transformação digital se espalha por vários setores.

No entanto, a criação de um ecossistema de local de trabalho digital coeso para essa nova força de trabalho, independentemente da localização física, envolve mais esforço e estratégia do que simplesmente distribuir computadores, recorrer a aplicativos em nuvem e usar VPN (Virtual Private Network).

Uma estratégia de trabalho remoto seguro tornou-se essencial para a resiliência dos negócios com o aumento das ameaças de ataques cibernéticos, especialmente em forças de trabalho remotas. Para criar um local de trabalho digital eficaz e bem-sucedido que agregue valor aos clientes, as organizações devem produzir uma estratégia que aborde diretamente o envolvimento dos profissionais, a produtividade e os objetivos de negócios por meio de nuvem, dados e segurança.

Construindo agilidade e eficiência com a nuvem

A nuvem desempenha um papel fundamental na implantação de todos esses fatores, permitindo que as empresas distribuam rapidamente novas ferramentas e escalem como e quando necessário, reutilizando as ferramentas que possuem e implementem facilmente novas metodologias de local de trabalho, garantindo que paguem apenas pelo que é necessário. Uma infraestrutura de nuvem moderna ajuda a promover a colaboração no local de trabalho, aumenta a produtividade dos funcionários e permite maior agilidade nos negócios, sendo mais responsivo com a capacidade de acelerar a tomada de decisões.

Embora estejamos acostumados a colocar a experiência do usuário na vanguarda de qualquer tarefa voltada para o cliente, cada vez mais a força de trabalho móvel de hoje tem grandes expectativas de sua própria experiência do usuário. É importante reconhecer essas demandas. Em vez de correr o risco de aumentar a rotatividade de funcionários e perder talentos valiosos que já são escassos, é importante capacitar os funcionários para trabalhar como e onde quiserem.

Investir em ferramentas de colaboração seguras e eficientes baseadas na nuvem pode construir um ambiente onde os funcionários estão mais bem conectados, criando canais de comunicação eficientes que expandem a cultura da empresa e fortalecem o engajamento dos funcionários.

Revelando insights ocultos de dados

Uma das muitas vantagens do local de trabalho digital é que ele gera uma grande quantidade de dados que também podem ser usados ​​para melhorar a eficiência operacional, o que é mais importante do que nunca. A análise de dados permite que as organizações visem precisamente onde as tecnologias de automação podem ajudar a liberar os funcionários de tarefas demoradas e de baixo valor, para se concentrar em projetos mais estratégicos que fornecem maior valor de negócios.

“Os dados também podem ajudar a revelar percepções ocultas em um negócio, com a tomada de decisões baseada em dados que informa respostas às necessidades de negócios em rápida mudança. A nuvem é um facilitador principal disso, fornecendo às empresas o armazenamento, a escalabilidade e a velocidade de acesso necessários para capitalizar esses insights ”, afirma Toby Alcock, CTO do Grupo da Logicalis.

As empresas estão começando a entender como os dados são valiosos em todas as funções de negócios, de marketing a finanças e RH, mas a capacidade de proteger esses dados está se tornando cada vez mais complexa.

Combate a ameaças à segurança cibernética

À medida que a força de trabalho se tornou mais distribuída e a superfície de ataque aumentou, VPNs corporativos e pacotes de aplicativos baseados em nuvem se tornaram os principais alvos para hackers. Se não estiverem devidamente protegidos, eles podem fornecer aos cibercriminosos um meio simples de acessar redes corporativas. Tudo o que os invasores precisam fazer é roubar um nome de usuário e uma senha por meio de um e-mail de phishing ou ou usando ataques de força bruta para violar senhas simples. A partir daí, eles podem interromper todos os aspectos das funções de negócios e causar danos incontáveis ​​à reputação.

Uma pesquisa recente da Check Point Software Technologies mostrou que 71% dos profissionais de TI entrevistados disseram ter visto um aumento nas ameaças à segurança desde o início da pandemia. Outros 47% disseram estar preocupados com os funcionários que trabalham em casa usando soluções shadow IT.

Mais de um terço das organizações em todo o mundo experimentou um ataque de ransomware ou violação que bloqueou o acesso a sistemas ou dados nos últimos 12 meses. Esses ataques e violações provavelmente continuarão. As empresas precisam ser capazes de garantir a segurança de seus dados, profissionais e local de trabalho digital por meio de protocolos de segurança robustos que tratam das ameaças de segurança em constante mudança.

Por que trabalhar com um parceiro especializado garante o sucesso

Ao considerar uma estratégia de local de trabalho digital, é importante lembrar que planos ad hoc raramente levam a ambientes coesos, e é importante alinhar os três elementos principais: nuvem, dados e segurança. Sem nenhum deles, a estratégia provavelmente fracassará e as organizações correm o risco de perder sua vantagem competitiva.

Pode ser um desafio equilibrar uma estratégia holística para extrair todos os benefícios dos locais de trabalho digitais, mas contar com a ajuda de um parceiro especializado significa que as empresas podem se beneficiar de sua experiência e ajudar a criar um plano para o sucesso contínuo. Trabalhar com um parceiro oferece uma gama de opções, juntamente com orientação especializada, para que as empresas possam ter a certeza de que, independentemente de onde estejam em seu ciclo de vida, estarão adotando a abordagem colaborativa certa para sua organização.

Ao coordenar esses serviços em uma solução unificada e gerenciada, os funcionários de uma organização têm autonomia para acessar o que precisam, quando precisam, de qualquer local usando qualquer dispositivo, com segurança. Esse tipo de acesso não apenas habilitará os funcionários e aumentará a produtividade, mas também aumentará a colaboração entre as equipes.

Colaborar de forma mais eficaz no local de trabalho digital intrinsecamente entrelaçado do presente e do futuro - será um diferencial importante para as empresas que estão saindo da pandemia.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])