Postado em 09 de Fevereiro de 2023

O Big Data Analytics está em constante crescimento, o que permite que as empresas analisem maiores quantidades de dados para tomar decisões cada vez mais precisas. Não é à toa que este tema se tornou assunto cotidiano dentro das companhias.

Desde os primórdios da computação, as pessoas, bem como as empresas, têm buscado por meio dos dados guiar decisões importantes. E mesmo após construírem infraestruturas robustas, que possuíam bancos de dados com milhões de informações, as companhias ainda necessitavam de orientação sobre o que fazer com os dados que obtinham e armazenavam.

Foi a partir dessa demanda e da introdução de novas tecnologias digitais, como o armazenamento em nuvem, paralelismo de processamento, algoritmos mais robustos, entre outras, que foi possível analisar grandes volumes de dados. E é neste cenário que entra o tema de Big Data Analytics, que vem galgando cada vez mais espaço no mercado. Mas, afinal, o que se pode esperar desta tecnologia? 

Ao contrário do que o nome sugere, Big Data Analytics não se trata apenas em analisar grandes dados, mas sim de tratar um grande volume e variedade de dados, bem como a velocidade com que são capturamos, utilizamos transformados em informação. Aliado a isso, é também necessário levar em consideração a relevância da veracidade e do valor que estes dados trazem ao negócio.

Diante deste contexto, o Big Data Analytics tem sido aplicado de diversas formas para facilitar a tomada de decisão dentro das organizações, desde temas de finanças e vendas até de recursos humanos e segurança. Com o uso desta tecnologia, as empresas, por exemplo, são capazes de analisar o comportamento dos clientes em vários canais de vendas, apoiar nas decisões de gerenciamento de preços, rastrear e monitorar tendências de mercado para usar em campanhas publicitárias, prever padrões de comportamento de possíveis fraudadores e muito mais. 

Muitos órgãos governamentais também têm usado o Big Data Analytics para a análise de imagens aéreas, acompanhamento de epidemias, previsão do tempo e monitoramento de transporte. A tecnologia evoluiu a tal ponto que se tornou uma das soluções de análise de dados mais importantes para empresas e indústrias no mundo todo.

Fato é que o Big Data Analytics é uma tendência de mercado inquestionável e que provavelmente continuará sendo uma ferramenta essencial para as organizações. Isso porque extrair informações valiosas dos dados que estão no seu ambiente se tornou fundamental para sustentabilidade do negócio.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])