Postado em 25 de Outubro de 2022
A rede 5G fará muito mais do que melhorar significantemente a conexão da internet do seu celular. Com velocidades até 100x maior que o 4G, a tecnologia criará oportunidades incríveis tanto para as pessoas quanto para as empresas, transformando indústrias, serviços e aprimorando drasticamente as experiências simples do dia a dia.

Com o 5G, vamos ter acesso aos serviços que antes considerávamos como futuristas ou coisas que só existiam nas telas de cinema, como veículos conectados aos sistemas de tráfego, sistemas de saúde automatizados, robôs industriais controlados de forma remota, sistemas de vigilância inteligentes e muito mais. Esses exemplos só serão possíveis graças a três benefícios proporcionados com a chegada da rede móvel de quinta geração, que são: velocidade de conectividade mais rápida, maior largura de banda e a latência ultrabaixa.

Com todo este potencial, gostaria de compartilhar, abaixo, oito tendências que acredito que tornarão a rede 5G privada uma tecnologia imprescindível nos próximos anos:

1. Veículos Conectados

O 5G nos traz amplas e impressionantes possibilidades com os veículos conectados, seja para ajudar a evitar acidentes nas estradas e rodovias, quanto para automatizar processos em máquinas agrícolas e aumentar a produtividades em indústrias e centros de distribuição. Isso porque o tempo necessário para uma reação humana é de aproximadamente 200 milissegundos, o que aumenta a probabilidade de acidentes todos os dias. Já com a latência média de 5 milissegundos de uma rede 5G, as tomadas de decisão acontecem praticamente em tempo real e as informações coletadas podem ser usadas para fornecer aos motoristas assistências adicionais de segurança antes mesmo que sejam visíveis, como, por exemplo, obras na estrada, veículos de emergência em movimento e até pedestres visualmente ocultos prestes a atravessar a rua.

2. Nova Revolução Industrial

As fabricas estão sob constante pressão para melhorar a qualidade do produto, aumentar a eficiência fabril, a competitiva, a segurança, a proteção e a sustentabilidade para, consequentemente, permanecerem lucrativas. Com a chegada do 5G privado, essas ações devem ser facilitadas e os meios de fabricação como conhecemos hoje também deve mudar. Com uma conectividade mais segura e quase em tempo real, as empresas vão obter melhorias transformadoras de produtividade, velocidade e eficiência, criando oportunidades de produção e customização dos produtos completamente novas. A estimativa é que até 2030 teremos quase 5 bilhões de dispositivos sem fio conectados em fábricas inteligentes ao redor do mundo, coletando, analisando e compartilhando informações em tempo real, inaugurando uma nova era dos processos de fabricação.

3. Realidade Aumentada

Quando falamos em realidade aumentada, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os jogos eletrônicos e, com certeza, vamos ver cada vez mais o 5G aumentando o nível de realidade dos games. Devido a sua alta velocidade e baixíssima latência, grande parte do poder de processamento dos videogames irá acontecer em nuvem, o que fornecerá tecnologia para suportar ambientes cada vez mais imersivos e sem atrasos. Mas para além do entretenimento, a realidade aumentada também será cada vez mais utilizada em outros segmentos de mercado, como, por exemplo, auxiliar cirurgiões que precisam consultar em tempo real o resultado de um exame do paciente, ou ajudar um bombeiro a visualizar as plantas de um prédio durante um incêndio e, desta forma, conseguir traçar a rota mais rápida para chegar a alguém que está em perigo.

4. Maior Produtividade no Agronegócio

As redes privadas 5G irão nos permitir criar e oferecer diversas soluções inovadoras, que irão atingir toda a sociedade e mudar completamente a forma que nós produzimos. Na agricultura, a rede móvel de quinta geração permitirá que os agricultores cultivem mais e com mais eficiência, com melhores rendimentos e maiores lucros. As fazendas serão repletas de sensores que coletam e analisam dados em tempo real, que serão utilizados para a tomada de decisão de outras máquinas, como, por exemplo, para adequar a fertilização, atuar no controle de pragas e muito mais. Tudo isso também será conectado a drones que voam automaticamente em uma rota pré-estabelecida procurando por anomalias nas plantações, como focos de incêndio. Com isso, agricultores terão uma visão completa e detalhada de todas as suas plantações o tempo todo.

5. Modernização da Rede Elétrica

Para impulsionar toda inovação e o crescimento esperado em outros segmentos da economia, as empresas de serviços de energia estão demandando cada vez mais formas inteligentes de controlar o fluxo de energia, operar e aumentar a disponibilidade e eficiência da rede elétrica. Neste cenário, a conectividade das redes privadas 5G será essencial para essa evolução.

Com a digitalização das operações, as concessionárias de energia irão monitorar todo o ambiente em tempo real e utilizarão esses dados para programar as suas manutenções preventivas ou tomar decisões, que irão ajudar a garantir a disponibilidade de energia em uma região. Capturar, coletar e avaliar esses data lakes só será possível com uma rede privada 5G, que irá fornecer a segurança, a baixa latência e a alta densidade de conexão necessária.

No auge da sua eficiência, as empresas de energia também passarão a operar equipamentos remotamente. A fim de aumentar ainda mais a segurança e disponibilidade dos serviços, as concessionarias utilizarão drones equipados com câmeras e conectados as redes 5G que serão capazes de inspecionar áreas que podem ser perigosas para os trabalhadores, como reatores, torres de transmissão, linhas de energia, turbinas eólicas e painéis solares.

6. A Mineração do Futuro

O setor de mineração é um dos setores que está caminhando mais rapidamente para a modernização das suas operações por meio de sistemas de mineração inteligentes, que estão sendo projetados para triplicar a receita desse mercado até 2025. E são as redes 5G privadas que fornecerão a conectividade necessária para criar mais segurança, produtividade e sustentabilidade para as operações do setor, permitindo, por exemplo: operações remotas com caminhões autônomos e sondas de perfuração; monitoramento de condições em tempo real; inspeção de áreas perigosas realizadas por drones autônomos; controle de ventilação inteligente; e capacidade de monitorar e automatizar a operação de ativos fixos pesados. Ou seja, as redes 5G privadas ajudarão potencialmente a resolver os desafios contínuos do setor de mineração, aumentando a produtividade no geral e reduzindo o impacto ambiental.

7. Novos Serviços de Emergência e Segurança Pública

Quando falamos da resposta a uma emergência, o tempo é um fator crucial e que pode ser a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa. Por isso, a transmissão de dados e informações importantes entre os times de emergência, segurança pública e os centros de comando e controle deve ser perfeita e sem falhas. A natureza imprevisível das emergências torna a resposta imediata uma necessidade, independentemente da situação em questão.

O 5G ajudará na construção de um ecossistema totalmente seguro e que garantirá o desempenho da rede necessária para ajudar a salvar mais vidas. Em uma emergência, por exemplo, os sistemas de saúde poderão informar os dados do paciente em tempo real para a ambulância, que está fazendo o atendimento, e o socorrista também poderá se comunicar por vídeo com o médico - este pode ajudar nos procedimentos online, permitindo que a equipe em campo receba instruções imediatas e salvem vidas em um ritmo muito mais rápido.

8. Melhores Serviços de Transporte

Os portos e aeroportos são fundamentais para a economia global, transferindo mais de 90% de todas as mercadorias produzidas no mundo. As redes 5G privadas ajudarão a conectar milhões de remessas e rastrear mercadorias de uma maneira extremamente mais eficiente e segura. Os portos e aeroportos inteligentes serão equipados com sensores, câmeras e dispositivos totalmente conectados a uma infraestrutura de rede 5G privada, criando um sistema de comunicação totalmente integrado e automatizado. Essa conectividade será utilizada também para resolver questões cruciais, como o reforço da segurança no transporte de mercadorias e passageiro, aumento da sustentabilidade e redução de custos operacionais.
5G

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])