Postado em 13 de Setembro de 2022

O trabalho híbrido, o aumento dos ciberataques e o foco na sustentabilidade fizeram com que as empresas enfrentassem uma grande decisão: a transição para um primeiro negócio digital ou enfrentar o fato de serem deixadas para trás pela concorrência.

Os sistemas legados não fornecem mais a base para uma infraestrutura de TI moderna das empresas, nem sustentam os objetivos comerciais para responder às exigências do mundo digital. Uma base digital moderna é necessária para melhorar e capacitar os três S's: Security, Scalability, and Sustainability (Segurança, Escalabilidade e Sustentabilidade, em português). As empresas podem então garantir a proteção dos dados; os funcionários podem trabalhar livremente de qualquer lugar; e as companhias começam a implementar ações que se adiantando na reversão dos impactos das mudanças climáticas.

No centro desta base digital escalável está uma rede inteligente, baseada na nuvem. Entretanto, existem outras considerações para a agilidade empresarial. Vamos analisar mais de perto como a segurança, a escalabilidade e a sustentabilidade podem ajudar a organização nesse caminho.

Construindo alicerces fortes de segurança

Uma fundação baseada em nuvens não pode ter sucesso sem segurança incorporada em seu sistema de dados. Isto é vital para proteger a força de trabalho descentralizada gerada pelo trabalho híbrido e remoto. Muitos líderes têm apontado este novo estilo de trabalho como o principal motor do aumento dos ciberataques. Com funcionários e dados em risco, uma base de TI segura é essencial para proteger o pessoal, a produtividade e o estado moral.

Em 2021, os ataques de resgate causaram uma média de 23 dias de inatividade para as empresas americanas. Ao construir segurança em suas alicerces, as organizações estão mais bem preparadas para ataques, resultando em menos tempo de inatividade. Com o aumento da extensão dos ataques, os ambientes de TI devem ser suficientemente robustos para avaliar e combater a crescente lista de ameaças cibernéticas.

Historicamente, as questões de segurança foram um dos principais empurrões contra as migrações para as nuvens. Isso foi invertido de maneira impressionante nos últimos anos, ao ponto de 94% das empresas relatarem agora melhorias significativas na segurança on-line após moverem seus dados para a nuvem. Apesar das melhorias na segurança, muitos ambientes ainda são inseguros porque os responsáveis por gerenciá-los estão ocupados lidando com outros desafios comerciais. Ao utilizar tecnologia inteligente, totalmente gerenciada e baseada na nuvem que alcança os níveis necessários de agilidade e flexibilidade que as empresas precisam para competir, os objetivos podem ser alcançados ao mesmo tempo em que atendem aos mais altos padrões de segurança do cliente e integridade dos dados.

Escalabilidade e previsibilidade

Ao lado da segurança, uma moderna infraestrutura de nuvem empresarial deve ser capaz de responder à crescente demanda por seus serviços, muitas vezes em cima da hora. Os sistemas de TI precisam ser capazes de executar continuamente e suportar expansões sem interrupções, pois as empresas não podem arcar com um atraso quando a demanda atinge um pico do nada.

As expectativas das empresas em relação à agilidade, e como isso afeta a escalabilidade, mudaram. Eles não podem se dar ao luxo de esperar meses para que novos serviços sejam implantados. A expectativa agora é que os serviços precisam estar funcionando dentro de horas, em toda a empresa, sem comprometer a escala na qual isso pode ser alcançado. Isto é quase impossível sem tecnologias mais inteligentes. 71% das empresas confiam na nuvem quando se trata de acelerar as melhorias, e sem dúvida as iterações mais rápidas das soluções de visualização de software garantiram que as organizações baseadas na nuvem possam inovar mais rapidamente do que suas rivais.

As soluções devem estar sempre um passo à frente das demandas dos usuários e precisam da capacidade para crescer ao lado do negócio. A detecção proativa de problemas e a solução de problemas com insights em tempo real sobre rede, conectividade e desempenho de aplicativos permitem isso, e são necessárias para que os usuários tenham uma experiência perfeita.

Infraestrutura de TI sustentável

O terceiro dos três S's é sustentabilidade. É essencial que os esforços ambientais não sejam superficiais. Os clientes estão mais conscientes do meio ambiente do que nunca e estão mais do que cientes do impacto que a tecnologia tem sobre a mudança climática. Demonstrar apoio ao ESG e às práticas sustentáveis não é mais suficiente, os líderes empresariais precisam mostrar que estão dando passos conscientes para reduzir as emissões. Já há interesse por isso, dados do Gartner mostram que 63% dos CIOs das empresas, especificamente, declaram que os investimentos em TI fazem parte de seus programas de sustentabilidade e estão investindo em soluções que reduzem as emissões de carbono como resultado.

A integração de soluções mais inteligentes e baseadas na nuvem permite uma melhor eficiência de recursos e uma utilização otimizada, devido à escalabilidade mais fácil da tecnologia disponível. Isto aumenta a eficiência energética da infraestrutura de TI e dos serviços no local de trabalho, portanto, ajuda a avançar em direção a um negócio mais sustentável. O uso de uma solução em nuvem para impulsionar fundações mais inteligentes também melhora a eficiência de custos e reduz as emissões, mantendo os dados gerenciados com eficiência.

Enquanto isso, os principais provedores de nuvens estão cientes de seu impacto sobre as emissões. Eles estão inovando rapidamente para diminuir os impactos, girando em direção às energias renováveis, e oferecendo ferramentas para reportar emissões associadas ao uso de forma rápida e confiável.

Um futuro flexível

As empresas devem se lembrar da importância conjunta da nuvem, conectividade e segurança ao estabelecerem uma base para o sucesso futuro.

Soluções de conectividade na nuvem proporcionam que as empresas se movimentem do hardware legado no ambiente e aumentem a eficiência energética. Além disso, com a previsibilidade e velocidade que a conectividade inteligente pode proporcionar, as empresas serão capazes de minimizar o tempo de inatividade das implantações e impulsionar o sucesso do negócio, responder à dinâmica do mercado de forma mais rápida e eficiente, dada a natureza ágil e flexível da infraestrutura na nuvem.

Uma infraestrutura de nuvem sustentável e escalável é cada vez mais um pré-requisito para o sucesso. Mas é importante lembrar que isso não acontece simplesmente; precisa ser planejado cuidadosamente, e as empresas devem considerar atentamente as três principais questões interligadas desde o início.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])