Postado em 06 de Dezembro de 2022

Implementar tecnologias emergentes em alguns departamentos ou mesmo digitalizar uma pequena parte dos processos, não significa que a empresa tenha, de fato, ingressado em uma jornada de transformação digital.

E mais preocupante do que não aderir à essa evolução é justo iniciá-la de maneira inadequada, gerando silos de modernização que nem mesmo se conversam.

O fato é que ainda hoje, muitas organizações não sabem por onde começar e, pressionadas por demandas de diversas áreas acabam por adotar soluções pontuais. A implementação de tecnologias diversas e de forma fragmentada impõe, em médio prazo, uma série de desafios: exige a capacitação das equipes em variados sistemas, torna a gestão mais complexa e ainda aumenta os riscos de segurança. Isso sem falar na dificuldade de integração, que também torna a estrutura mais suscetível a falhas e nos custos que resultam de todos os demais itens citados acima.

Por essas e outras, é essencial ter um olhar mais abrangente quando se fala em transformação digital. É preciso traçar um plano, uma estratégia que vai nortear as ações. No lugar de ter diversas tecnologias de conectividade, por exemplo, a empresa deve eleger uma ou duas com base nas quais vai construir suas aplicações.

Essa lógica deve se replicar para as demais camadas que compõem a infraestrutura (de dados, de devices, etc). Com as camadas bem delimitadas, a empresa consegue construir suas aplicações de maneira mais segura, escalável, integrada e eficiente.

Neste cenário, a escolha de um parceiro que consiga orientar esse olhar mais holístico é um ponto crítico, e deve ser fundamentada em sua experiência, conhecimento e credibilidade.

A transformação digital é contínua e não há uma receita de bolo, por isso é preciso olhar para a realidade da empresa para então detectar qual solução mais adequada e impactante para sua necessidade, olhando isso dentro de um espectro maior. Não se trata apenas de implementar uma solução Wi-Fi, por exemplo, para resolver uma questão de conectividade, é observar como essa solução vai suportar as aplicações que surgirão, desenvolvendo cada projeto dentro de um contexto maior.

Por isso, o primeiro passo para promover o que chamamos de transformação digital é avaliar todo o ambiente existente, identificar os pontos críticos, que devem ser automatizados e a necessidade de digitalização de variados aspectos da operação.

O ritmo dessa transformação e sua complexidade vai depender do nível de maturidade tecnológica da empresa, facilmente identificada em um assessment inicial.

O assessment servirá de ponto de partida para o desenho da jornada que vem a seguir. Uma trajetória pensada, planejada e integrada, que considera todas as camadas tecnológicas – os dispositivos e a sua conectividade, a plataforma de gestão e de tratamento de dados e dos dispositivos e as aplicações de dados e inteligência artificial. Cortes de caminhos, para se ter uma solução de “silo”, poderá te levar a uma “cilada”.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])