Postado em 17 de Outubro de 2017

Da infraestrutura à digitalização de processos, a inovação tecnológica do setor da saúde depende de integração entre TI, administração e corpo clínico.

A transformação digital tem sido abordada por gestores e empresas dos mais variados segmentos. Porém, mais do que adotar tecnologias inovadoras, é preciso, antes de tudo, avaliar a infraestrutura e outros aspectos tecnológicos para garantir a evolução da operação e o aprimoramento dos processos. No setor de saúde, a evolução tecnológica tem potencial para garantir mais segurança ao paciente, tanto em relação aos dados como na redução de erros médicos, e contribui para a diminuição do tempo de internação e aumento da receita dos hospitais. Para alcançar esses resultados são necessárias quatro etapas que abordarei abaixo.

A primeira delas é a infraestrutura, que precisa ser única e capaz de suportar todos os sistemas que virão depois. Ela é a base para a transformação digital, pois garante a disponibilidade e o funcionamento de todos sistemas e da operação. No entanto, atualmente, a maior parte das instituições está construindo infraestruturas para demandas específicas, sem visão de longo prazo. Em geral, apenas unidades menores e organizações em meio a fusões e aquisições têm dado a devida atenção a esta etapa, muitas vezes subestimada.

Com o alicerce ajustado, as empresas precisam se dedicar à interoperabilidade dos sistemas – desde o software de gestão até os equipamentos de imagem e diagnóstico. Todos eles precisam se falar. Uma das formas de garantir isso é adquirir soluções do mesmo fabricante ou com protocolos que falam entre si. Quando não for possível, as instituições devem mapear todos os processos para identificar o que precisa estar integrado e em que nível, pois só a partir desse levantamento será possível construir camadas intermediárias para garantir as integrações e automações necessárias.

É chegada então a hora de adotar tecnologias como analytics, BI e sistemas cognitivos, como o Watson, para apoiar a consolidação de informações científicas e oferecer insights que contribuirão para o aumento da segurança do paciente e melhoria da tomada de decisão dos médicos. No entanto, essas ferramentas só poderão ser implementadas após as etapas anteriores – fundamentais para garantir a confiabilidade e a disponibilidade das informações e possibilitar uma operação com mais inteligência.

O quarto passo para a transformação digital é a digitalização em si. Hoje, há muita informação legada em papel, tanto administrativa quanto de pacientes. Além disso, as instituições precisam investir na certificação digital de acordo com as normas do ICP Brasil para garantir a autenticidade do legado e dos novos documentos – eliminando assim a necessidade de imprimir, carimbar e assinar. Esse processo está ganhando maturidade agora e demanda infraestrutura de armazenamento, tecnologias de segurança e uma evolução de toda a cadeia, inclusive dos planos de saúde, que terão que aceitar receituários e pedidos de exame digitais.

Seguir essas etapas ajudará as instituições a caminharem em direção ao estágio mais avançado (sete) do HIMSS – acreditação que define requisitos mínimos relacionados à maturidade de adoção de tecnologia pelos hospitais. Para se ter uma ideia do momento atual do mercado nacional, até o momento só há um hospital que opera totalmente sem papel – nível sete. Porém, esse cenário mudará radicalmente na próxima década. O Governo está adotando um programa de digitalização das unidades básicas de saúde, o que deve acelerar a legislação e incentivar a adoção de tecnologia nas instituições privadas.

Porém, é importante lembrar que, além de todas essas etapas tecnológicas, é necessário investir no treinamento de pessoas para o uso das novas ferramentas e processos. Mais do que isso, para que a mudança seja efetiva, as instituições precisam ir contra uma das maiores causas de fracasso dos projetos de transformação digital e envolver, além da área de TI, o corpo clínico e gestores de todas as áreas no replanejamento da infraestrutura. Só assim será possível entender os processos e redesenhá-los da melhor maneira possível, permitindo a adoção de tecnologias inovadoras como IoT e blockchain, que contribuirão para operações ainda melhores, mais automatizadas e seguras.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [{css={}, child_css={}, name=module_150575833299634, type=header, label=Header, smart_type=null, id=module_150575833299634, body={value=Posts Relacionados}}])