Postado em 11 de Janeiro de 2022

Quais são as estratégias da sua empresa? As iniciativas de inovação e transformação digital adotadas dentro da organização estão alinhadas com suas estratégias de negócio? Essas são duas perguntas fundamentais para entender se está no caminho certo para manter a competitividade e a sustentabilidade de seu negócio.

É a partir do conhecimento profundo do seu ambiente e suas estratégias que é possível alinhar as expectativas e implementar ações efetivas para alcançar metas e se manter em um mercado cada vez mais inovador e digital.

Esse alinhamento deve também ocorrer no âmbito da adoção de novas tecnologias, desde Digitized, que são aquelas que auxiliam no ganho de produtividade e redução de custo, até as iniciativas de Transformação Digital e Inovação, que proporcionam novos produtos ou modelos de negócios. Para ambas, é necessário contar com um parceiro tecnológico que também entenda de sua estratégia a fim de agregar valor ao negócio e não apenas fazer ações pontuais e reativas.

Por que a empresa de tecnologia precisa entender do meu negócio?

Para fazer a tradução da demanda de negócio para soluções tecnológicas que podem apoiá-lo, é necessário que o seu parceiro tecnológico entenda também a sua estratégia. A partir desse alinhamento é possível sugerir soluções efetivas de inovação, de transformação digital ou de Digitized, que serão utilizadas ao seu favor, alavancando sua empresa e otimizando seu investimento.

Qualquer investimento só faz sentido se estiver em consonância com a estratégia da organização. Ações desconectadas de sua estratégia de negócio podem gerar um desperdício de tempo e esforço da mão de obra dentro da organização e, possivelmente, gastos desnecessários, de baixo ou nenhum impacto.

Alguns dos elementos chaves que devem estar sempre conectados a fim de manter o negócio competitivo no mercado e utilizar as tecnologias ao seu favor, são:

- Conhecimento total de seu ambiente

- Plena consciência da estratégia da empresa e todas as ações em linha com ela

- Ter um parceiro tecnológico que entenda de suas necessidades de negócio

A partir dessa reflexão e de todos os elementos conectados é possível traçar iniciativas mais efetivas de negócios que podem ser pontuais, com ganhos imediato, de baixo risco e, ao mesmo tempo, inovadoras para o negócio.

Artigo com co-assinatura de Osvaldo Fabbro, diretor de Consultoria

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])