Postado em 10 de Janeiro de 2023

A tão conhecida banda larga tradicional ganhou um concorrente no mercado atual de internet, o Acesso Fixo sem Fio (Fixed Wireless Access - FWA).  O FWA surge com a rede 5G e com a expectativa de oferecer uma tecnologia de banda larga de alta velocidade mais escalável, estável e com um custo de implementação muito mais baixo do que a utilizada tradicionalmente, em especial para o público residencial.    

Todos esses benefícios já geraram grande expectativa no mercado pelo 5G FWA, que deve crescer de forma exponencial nos próximos cinco anos, com estimativa de que até 2027 cerca de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo estejam utilizando conexões 5G FWA em suas casas. Essa ampla adoção pode gerar uma receita para as operadoras de telefonia móvel de aproximadamente US$ 88 Bi apenas nesse período.   

A demanda por conectividade e internet de alta velocidade são alguns dos acelerados desse novo modelo de negócio, principalmente para regiões que ainda não foram cobertas por malha de fibra, como áreas rurais e regiões suburbanas, ou que estão com a capacidade de expansão de estrutura de fibra esgotada – áreas com muita densidade populacional. Além de atingir essas regiões não atendidas pela banda larga tradicional, o novo modelo de serviço também é uma alternativa de baixo custo se comparado com o FTTH (Fiber To The Home).   

Isso porque ao contrário da internet tradicional, que depende de um processo de implementação caro e demorado, a adoção do 5G FWA é feita por meio de ondas de rádio para criar uma conexão de alta velocidade entre as torres de celular já existentes ao dispositivo de Acesso Fixo sem Fio das residências ou empresas. Entretanto, essa facilidade de implementação da tecnologia também traz novos desafios para as operadoras, pois a forma de trabalhar é diferente do que a rede tradicional, o que demanda adaptações. Por isso, será imprescindível acertar de primeira para garantir a melhor experiência do cliente, sem aumentar de forma drástica os investimentos na rede para suportar o serviço.  

Caminhos para uma adoção assertiva do 5G FWA  

Por não depender de um processo de implantação usual de banda larga, que envolve desde licenças da prefeitura, abertura de valas para a passagem de fibra, instalação de equipamentos etc., o 5G FWA acaba por demandar novos tipos de suporte e planejamento para rede que as operadoras ainda não possuem. Por isso, elenco aqui quatro itens que considero essenciais para suportar o serviço de Acesso Fixo sem Fio:  

- Terminais Fixos: com as bandas largas tradicionais, as operadoras não precisavam contabilizar os terminais fixos para o seu planejamento de capacidade, mas agora com o 5G FWA isso começa a mudar. Além dos dispositivos móveis, as operadoras precisam considerar quantos roteadores fixos residenciais estarão ativos dentro da área de cobertura de cada antena. Ou seja, quando falamos dos terminais fixos é preciso também ficar atento ao custo do terminal, pois os equipamentos ainda têm um custo elevado (quiçá até mesmo proibitivo), mas a tendência é de uma redução significativa em breve, acelerando a adoção em massa da tecnologia.  

 - Espectro: o 5G FWA terá algumas opções de espectro. A faixa de 3.5Ghz seria a escolha mais conveniente nesse primeiro momento, contudo a faixa de 26Ghz será especialmente útil em um contexto de alta densidade urbana. As operadoras precisam saber como o serviço será afetado dependendo de qual banda for utilizada, incluindo qual será o comportamento do terminal fixo que será adotado na casa do cliente, bem como se houver uma alteração na banda implementada, por exemplo.  

- Novos KPIs: as operadoras de telefonia móvel que quiserem explorar o mercado de Acesso Fixo sem Fio precisarão se adequar para atender novos KPIs de desempenho e se preocupar em oferecer um novo nível de qualidade de serviço para os seus clientes. Será essencial utilizar novas ferramentas para analisar esses métricas em cada região (e espectro) que o serviço será disponibilizado, pois esses dados serão imprescindíveis para suportar o planejamento da rede. Será preciso considerar KPIs que vão desde a força e qualidade do sinal celular, até mesmo o rendimento do terminal fixo na casa do cliente e a taxa de uso da rede de transporte. Somente a análise consolidada desses dados garantirá a qualidade de serviço que os clientes esperam.   

- Atendimento aos Clientes: fundamentalmente, o principal atrativo da monetização do 5G FWA será devido ao potencial de aumento significativo da base de assinantes de forma rápida e sem a necessidade de grandes investimentos em obras de infraestrutura, o que pode ajudar muito no aumento de receita das operadoras. Porém, à medida que a base de assinantes aumenta será necessário investir em capacitação e ferramentas que auxiliem o atendimento a esses novos clientes, permitindo que os usuários tenham acesso rápido e preciso a informações sobre área de cobertura, manutenção e novos serviços.  

5G

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])