Postado em 30 de Setembro de 2021

À medida que as empresas se preparam para lidar com o desafio do trabalho remoto permanente, a pressão sobre o pessoal de TI está crescendo. Com mais pessoas trabalhando em casa e usando seus dispositivos pessoais, as empresas estão expostas a maiores níveis de risco. De fato, dado que 91% de todos os ciberataques têm origem no e-mail, é fundamental para as empresas equilibrar a necessidade de capacitar os funcionários em suas vidas profissionais, enquanto mitigam os riscos de segurança que este modelo de trabalho apresenta.

Este problema não vai desaparecer tão cedo. De acordo com a Cybersecurity Ventures, espera-se que o crime cibernético custe ao mundo 10,5 trilhões de dólares anuais até 2025 e que cresça 15% a cada ano. A construção de uma infraestrutura que consiga suportar e processar esta quantidade crescente de dados, ao mesmo tempo em que protege uma empresa contra os ataques, é um desafio para muitas companhias que podem precisar de apoio externo para garantir o sucesso.

Complexidades crescentes de segurança cibernética

Para lidar com esta mudança no mercado e as mudanças nos locais de trabalho tradicionais, mais empresas estão investindo em suas estratégias de transformação digital. Se as empresas estão se voltando para a nuvem, IA, ou computação de ponta, para transformar digitalmente, elas precisarão migrar, processar e proteger seus dados. Embora estas ferramentas possam impulsionar a inovação de uma empresa, se não forem implementadas, monitoradas e mantidas corretamente, estas estratégias podem resultar em violações de conformidade, diminuição da lucratividade, perda de produtividade, dados e reputação.

É fundamental que, ao processar quantidades cada vez maiores de dados e de forma cada vez mais remota, as empresas fiquem vulneráveis a mais crimes cibernéticos de segurança, com os ataques de resgates aumentando drasticamente durante este ano. De fato, no primeiro semestre de 2021, foram realizados 93% mais ataques de resgate do que no mesmo período do ano anterior. Esse aumento pode ter sido alimentado por um proliferação da técnica da "tripla extorsão", e, muitas vezes, os ataques são o resultado de uma infraestrutura vulnerável.

Enquanto as empresas avançam em suas iniciativas de transformação digital, a segurança cibernética não pode ser esquecida. Entretanto, a complexa gama de produtos e ferramentas digitais defendida como essencial para manter a segurança pode, muitas vezes, ser um desafio para as empresas administrarem com múltiplos painéis de controle, alertas, gerenciamento proativo e conhecimentos de TI/segurança necessários para manter os sistemas. E tudo isto antes de as empresas começarem a ver o ROI.

No entanto, mitigar o crime cibernético não é uma tarefa impossível. As empresas podem fortalecer sua TI e otimizar a estratégia de segurança de dados recorrendo a um Provedor de Serviços Gerenciados (MSP) para obter suporte.

Serviços Gerenciados como solução

A parceria com um MSP para melhorar, proteger e gerenciar a TI pode ser uma solução que permite às empresas extrair um forte ROI em novas tecnologias, enquanto liberam recursos internos para outros projetos estratégicos. Um MSP pode fornecer uma ampla gama de conhecimento e experiência mapeados para suas necessidades comerciais específicas. O acesso dos MSPs ao conhecimento especializado em segurança, seu treinamento em desastres e a compreensão de uma gama diversificada de emergências de TI significa que eles podem gerenciar sistemas proativamente e responder rapidamente a crises - reduzindo significativamente o tempo de inatividade não planejado.

Mais importante ainda, um MSP pode trabalhar com uma empresa para desenvolver uma estratégia curada e sob medida, que considere os desafios que eles enfrentam e as metas que eles estão tentando alcançar. Ao colaborar com uma equipe interna de TI, um MSP pode reforçar uma estratégia de TI existente e garantir que a segurança cibernética seja integrada em qualquer plano de desenvolvimento de negócios.

Considerações à frente da parceria com um MSP

Antes de se associar a uma MSP, entretanto, é importante considerar as necessidades de uma empresa e preparar-se de forma eficaz. Ao compreender os desafios existentes, uma empresa pode determinar que ajuda precisa, a quem recorrer para obter apoio e se as soluções oferecidas atendem às demandas de sua base de clientes.

Assim como uma empresa deve considerar os desafios da cibersegurança, ela também deve levar em consideração seus resultados comerciais desejados. Embora as soluções ad hoc possam ser eficazes a curto prazo, elas apenas tratam os sintomas, e não a causa da fraqueza da segurança cibernética de uma organização. Da mesma forma, é importante não negligenciar o impacto humano. Ao confiar em um fornecedor externo para proteger seus dados sensíveis, as empresas têm que priorizar em quem podem confiar. A construção de um relacionamento de longo prazo com um MSP estabelecido dará mais espaço para que a inovação e o crescimento dos negócios ocorram agora e no futuro.

Finalmente, investir na conformidade. Embora muitas empresas estejam desenvolvendo suas estratégias de transformação digital e buscando novos produtos e soluções, é importante que elas construam em conformidade. Não apenas protegerá a reputação e evitará quaisquer ramificações legais, mas também reforçará a segurança.

Por que trabalhar com um parceiro especialista garante o sucesso

Embora a transformação digital possa ser inicialmente um desafio para navegar, devido ao crescente volume de dados para armazenar, processar e analisar, a cibersegurança não deve ser um obstáculo ao sucesso. Em vez disso, a parceria com um MSP pode ser uma solução mais fácil (e mais econômica) para as empresas que procuram construir e manter uma infraestrutura de TI mais robusta.

Em última análise, a melhor defesa é uma boa ofensiva. Ao recorrer a um MSP para monitorar, manter, otimizar e melhorar a TI, as empresas podem tanto proteger a si mesmas quanto a seus funcionários, garantindo ao mesmo tempo que sua infraestrutura de segurança esteja alinhada com seus objetivos comerciais. O suporte de um MSP pode proporcionar a redução de complexidade, garantia de ambientes seguros e otimizados sem risco de paralisação, e fornecimento da experiência contínua de um parceiro que está, constantemente, desenvolvendo soluções inovadoras, investindo em mão-de-obra treinada e certificada, e serviços para dar aos clientes uma vantagem competitiva.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])