Postado em 09 de Novembro de 2021

A transformação digital é mais do que apenas a adoção de tecnologias para melhorar produtos e processos. É uma jornada com o objetivo final de digitalizar funções legadas ou analógicas para colher os benefícios de escala, automação e velocidade. O resultado é um negócio transformado digitalmente com funcionários capacitados, clientes engajados e operações otimizadas que revelam valor comercial e fornecem vantagem competitiva.

Há anos, as empresas parecem estar "transformando-se digitalmente", mas, na realidade, é provável que a maioria esteja rotulando erroneamente a mudança gradual para a digitalização como uma verdadeira transformação digital. Enquanto a primeira pode abordar a necessidade de permanecer relevante em um mundo cada vez mais digital para acompanhar a concorrência, a segunda deve procurar construir uma vantagem competitiva real e de longo prazo quando implantada corretamente.

Muitas empresas foram forçadas a acelerar sua metamorfose digital devido à pandemia. Embora algumas mudanças possam permanecer, esta onda de adoção acelerada da tecnologia digital não deve ser confundida com a verdadeira transformação digital necessária para o sucesso a longo prazo.

Não há garantia de que a adoção de tecnologia moderna atenda às necessidades de negócios em nosso ambiente em constante mudança. É provável que as necessidades dos clientes evoluam e mudem, e a tecnologia adotada para "recuperar o atraso" digital com os concorrentes não ajudará necessariamente as empresas a se manterem à frente da concorrência.

As empresas precisam ter uma compreensão clara da distinção entre a convergência digital e a verdadeira transformação digital. A transformação exige que as empresas redefinam não apenas a forma como trabalham, mas a forma como criam valor tanto para si mesmas quanto para seus clientes. Não importa quantas iniciativas digitais você implemente, você não pode esperar avançar sobre a concorrência adotando as mesmas tecnologias.

Cerca de 58% das empresas estão usando este período pós-pandemia para capitalizar o aprendizado da experiência forçada de digitalizar seus modelos operacionais para sobreviver. Como resultado, eles estão procurando revisar a forma como adotam e implementam novas tecnologias, com 66% das grandes empresas se comprometendo a reiniciar sua estratégia de transformação digital em 2021.

A verdadeira transformação digital é uma jornada, não um destino

Lembre-se de que a transformação digital é uma mudança organizacional geral que ajuda as empresas a alavancar tecnologias inovadoras para se adaptar, permanecer competitivas e lucrativas. Em última análise, é uma jornada contínua. Uma transformação digital eficaz não força as empresas a dar um salto no escuro e transformar todo o negócio da noite para o dia ou treinar toda uma força de trabalho para começar a ver os benefícios. Em vez disso, deve adotar uma abordagem de ciclo de vida. Avaliar a situação atual, incluindo a identificação de quaisquer obstáculos e considerações de segurança, criando uma estratégia de migração para transformar, que permite a inovação futura e migração rápida de carga de trabalho e escalabilidade integrada para responder à demanda do cliente, mantendo a segurança e o desempenho por meio de gerenciamento de serviços.

A transformação digital é um processo que evolui para abordar o crescimento, a eficiência e a experiência do cliente e oferecer suporte a objetivos de negócios mais amplos. Trata-se de otimizar os processos existentes para serem melhores, mais rápidos e oferecer maior retorno sobre o investimento, ao mesmo tempo que cria novas práticas que permitem ao negócio realizar coisas que antes não eram possíveis. A transformação digital é tanto uma transformação organizacional quanto empresarial. Ser digital no centro significa que cada parte do negócio precisa ser adaptada com uma mentalidade digital em primeiro lugar e os dados no centro - digital primeiro na exploração de novos métodos de operação e infraestrutura, com dados usados ​​para informar e influenciar decisões.

Por exemplo, um provedor de assistência médica especialista nos abordou procurando transformar sua prática por meio da tomada de decisão clínica baseada em dados. Eles queriam "virtualizar" o atendimento e integrar os locais, ao mesmo tempo em que mantinham os pacientes no centro. Trabalhando com sua equipe, criamos uma infraestrutura sob medida e solução de serviço gerenciado, que aproveitou as tecnologias mais recentes. Isso lhes permitiu maximizar a eficiência e fornecer uma melhor experiência de usuário para a equipe, o que, em última análise, melhorou o atendimento ao paciente.

Encontrando sucesso, a primeira vez

Um estudo recente descobriu que 73% das empresas não conseguiram obter qualquer valor comercial com seus esforços de transformação digital. Além disso, 78% não conseguiram cumprir seus objetivos de negócios, o que significa que apenas 22% atingiram os resultados pretendidos. Então, por que tantas empresas estão errando?

Em um nível prático, fazer o trabalho de transformação digital da maneira certa requer a elaboração de um roteiro claramente definido para gerenciar o processo de forma estruturada. Um roadmap digital de sucesso começa com uma avaliação da maturidade digital da organização e segue em frente para criar uma definição de onde você deseja estar. Para saber para onde está indo, você precisa saber por onde começar.

Os melhores roteiros são aqueles alinhados à estratégia de negócios de cima para baixo e de baixo para cima. De cima para baixo, os objetivos gerais precisam ser divididos em táticas executáveis ​​e traduzidos em resultados de negócios significativos. De baixo para cima, as percepções do cliente e do usuário precisam ser fornecidas aos executivos que podem monitorar o progresso e fazer as revisões necessárias.

A transformação digital deve seguir uma abordagem em fases, reduzindo o risco de paralisação da empresa. Isso também significa que as empresas podem adaptar sua transformação conforme necessário para necessidades departamentais específicas. A partir daí, as organizações podem dimensionar as mudanças em sua estratégia digital para garantir uma integração perfeita em toda a empresa.

Apesar dos benefícios de uma transformação em toda a empresa e uma aceleração induzida por pandemia nas estratégias digitais, as empresas muitas vezes hesitam em se afastar das tecnologias e processos atuais e dar o primeiro passo. Entrar no desconhecido é assustador e muitos simplesmente não têm experiência ou talento interno para lidar com isso. Trabalhar com um parceiro de tecnologia experiente pode simplificar e agilizar o processo. As empresas se concentram em suas responsabilidades diárias, enquanto o parceiro de tecnologia gerencia o processo de transformação digital de ponta a ponta, fornecendo a experiência, as habilidades técnicas e os recursos para o sucesso contínuo.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])