Postado em 08 de Setembro de 2021

A 7ª edição do IT Snapshot, pesquisa de tendências e opiniões sobre tecnologia, levantou alguns pontos muito interessantes de destaque sobre o mercado de TI no país. O estudo mostrou como o cenário complexo de pandemia e transformação em que estamos vivendo contribuiu para um conjunto de reavaliações sobre a importância e maneira de uso da tecnologia.

Essa mudança é claramente perceptível nos resultados, com a importância da tecnologia na agenda estratégica de negócios das empresas de maneira muito pragmática. O tema de adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), por exemplo, aparece em terceiro lugar de importância, com 39% de citações quanto às prioridades de negócios das empresas.

E apesar de a LGPD não ser um tema único e exclusivamente relacionado à tecnologia da informação, tem um vínculo muito forte, na medida em que a questão de privacidade é fortemente vinculada aos dados de clientes em canais digitais, mídias sociais e sistemas. Além disso, toda a evolução trazida pela transformação digital – com integração de canais (e-commerce e omnichannel), o uso massivo de dados dos clientes, canais e produtos com analytics e a possibilidade de trabalho remoto na pandemia, possibilitada pelas soluções de colaboração - intensificou o uso de dados dos clientes e dos profissionais da empresa. Ou seja, elevou a discussão da TI para o boarding das organizações.

A retomada de negócios pós-pandemia (em 7º lugar, com 17%) também é outro assunto em que a tecnologia pôde colaborar de maneira significativa e que tem alavancado o tema nas reuniões de negócios. Com as restrições de locomoção e uso dos ambientes de escritório, as soluções de trabalho remoto se destacaram e foram, para muitas empresas, a garantia de continuidade de suas atividades de maneira mais segura.

Para se ter uma dimensão de cenário, quase 40% dos respondentes adotaram práticas de home office, colocando pelo menos 75% de seu contingente trabalhando remotamente e mais de 20% pretendem continuar com esse percentual de profissionais trabalhando em casa.

Isso é, claramente, viabilizado pela tecnologia, que parece ser útil não só para manter os negócios durante a fase de lock-down, mas também para garantir um retorno mais seguro ao ambiente presencial dos escritórios. Entre 42% e 71% dos respondentes pretende se utilizar de soluções tecnológicas como controle de temperatura, gestão de higienização, controle de densidade no ambiente de escritório e controle de uso de máscaras.

Segurança na agenda de TI das empresas

No ambiente de TI interno das empresas, segurança da informação continua como tema central das prioridades da área. A primeira e segunda pautas mais importantes na agenda dos CIOs são, respectivamente, a segurança da informação de maneira geral e o atendimento à LGPD.

Isso porque se por um lado a tecnologia facilita os negócios com canais virtuais de venda e relacionamento, trabalho remoto e automação, por outro lado cada ponto de uso de tecnologia torna-se um potencial foco de risco de ataques e vazamentos. O aumento de casos de sequestro de dados, indisponibilidade e vazamento de informações é uma clara consequência deste cenário. Isso traz uma responsabilidade cada vez maior para o time de TI da organização.

A preocupação aumenta mais ainda quando nos deparamos com dados indicando que no Brasil ainda há uma parcela significativa de empresas que precisam implantar seus planos de ação de adequação: 47% das companhias ainda não tinham começado a implementar seus projetos de adequação quando foram questionadas.

Esse cenário tem proporcionado uma crescente discussão relacionada à postura de atuação de TI e segurança: o equilíbrio entre proteger e controlar versus assumir riscos e dar mais agilidade sempre foi frágil, mas parece que, tanto por motivos de lei quanto por motivos de maiores crises no mercado, os gestores tendem a ser mais cautelosos que antes.

Quando perguntávamos aos gestores qual era a diretriz, dar mais liberdade ou mais controle, nas duas edições anteriores parecia haver um equilíbrio, mas na edição 2021 o ponteiro claramente pendeu para o lado de controle e proteção. Em discussões internas, temos a expectativa de que, conforme as empresas consigam se adequar e implantar processos e soluções de deem maior proteção, as forças voltem a se equilibrar, mas tudo vai depender de como a prática de segurança amadurecer.

Além dos temas de segurança e soluções para a pandemia, o IT Snapshot 2021 também apresenta insights muito interessantes em temas como migração para nuvem, analytics e outras soluções e tecnologias. E para acessar o estudo, basta clicar aqui. Tenha uma boa leitura!

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])