Postado em 07 de Novembro de 2017

WiFi pode ser uma oportunidade para interagir com clientes, conhecer seus hábitos de consumo e a forma como se movimentam em um espaço comercial.

Em fevereiro deste ano, a consultora de análises de dados Open Signal publicou a pesquisa "Global State of Mobile Networks", na qual destaca que, apesar da abrangência do 4G no mundo, o WiFi continua sendo uma tecnologia importante no sistema de comunicações móveis. De acordo com o estudo, os usuários de smartphones de 38 países passam mais tempo conectados a uma rede WiFi do que à rede do celular, e, no caso específico do Brasil, essa porcentagem chega a 53,4%

Diante desses dados, não é de se surpreender que, na América Latina, o número de hotspots Wi-Fi tenha crescido 1.405 % desde 2013, de acordo com o IPass , fornecedor mundial de acesso WiFi. Hoje em dia, é cada vez mais comum ter acesso sem fio gratuito em aeroportos, cidades, meios de transporte, shoppings e cafeterias.

Contudo, apesar do aumento na adoção de dispositivos móveis, da proliferação de apps e dos novos hábitos de consumo, aqueles que oferecem conectividade sem fio através de redes WiFi desconhecem o potencial existente. Se adicionarmos a este serviço algumas capacidades de análise comportamental dos usuários utilizando as informações disponíveis em rede sociais, integração com serviços de triangulação ou com o uso de sensores (como beacons), a informação de localização será mais precisa e haverá a possibilidade de enviar ao cliente ofertas personalizadas. Da mesma forma, é possível gerar campanhas de marketing orientadas de acordo com o gênero e a idade dos clientes.

Aos poucos, começamos a ver alguns casos de uso. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, uma importante agência de publicidade lançou um modelo de negócios no qual é oferecida uma infraestrutura de acesso WiFi grátis em bares e restaurantes. Em troca, ela obtém o perfil dos usuários que se conectam, e isso permite implementar campanhas de marketing direcionadas por meio de um portal de acesso ao serviço de internet. Na cidade de Medellín, na Colômbia, o governo lançou uma campanha de WiFi grátis em espaços públicos com a finalidade de oferecer conexão à Internet aos cidadãos e habilitar um canal de comunicação e informação de interesse para a comunidade.

Proporcionar WiFi grátis não é apenas um serviço para os clientes, mas uma oportunidade para interagir com eles, conhecer seus hábitos de consumo e a forma como se movimentam em um espaço comercial, além de ter a possibilidade de oferecer produtos e serviços personalizados em tempo real. Por essas razões, o WiFi está mais vivo do que nunca, mas agora é a hora de conferir mais inteligência a ele.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [{css={}, child_css={}, name=module_150575833299634, type=header, label=Header, smart_type=null, id=module_150575833299634, body={value=Posts Relacionados}}])