Postado em 30 de Novembro de 2021

As APIs (Applications Programming Interface, ou Interfaces de Programação de Aplicativos) não são uma novidade, mas nunca estiveram em tão expressivo destaque como hoje. Impulsionadas pelo avanço do digital, elas são essenciais para vencer desafios de conectar pessoas, lugares, sistemas de dados e algoritmos, criando experiências inusitadas para os usuários e modelos de negócios inovadores.

Não por acaso, elas são peças-chave na arquitetura de uma das revoluções do mercado financeiro, o Open Banking. Por meio de APIs abertas, os participantes conseguem trocar dados que prometem abrir horizontes para abordarem consumidores com serviços inovadores e taxas atraentes.

Mas, afinal, o que são APIs? Elas representam um conjunto de padrões de programação que, quando abertos, permitem a integração, acesso e conversação entre duas ou mais plataformas. Dessa forma, outros players do setor conseguem criar soluções que funcionem em conjunto. Um exemplo é o Google Maps, com o qual é possível desenvolver projetos junto com esse serviço.

Essa integração possibilita que ao fazer um pedido por meio de aplicativo de fast food, por exemplo, ele identifique a sua localização pelo Google Maps, encaminha ofertas de restaurantes da sua região e recebe o pedido pela plataforma. Ao mesmo tempo em que se integra a plataformas de meios de pagamento e por aí vai. O céu é o limite para a conveniência.

banner_artigos_app-modernization-aws_logicalis_v4

Gestão é essencial

Um bom gerenciamento de APIs é marcado pela centralização do controle do programa de API. E isso contempla monitoramento de acesso, métricas, monetização e fluxos de trabalho de desenvolvedores. E o mais importante: confiança, agilidade e flexibilidade.

Outro ponto relevante é que o API Management garante conformidade com as políticas corporativas. Manter esse controle nas mãos permite às empresas responderem rapidamente às novas demandas dos clientes. E ainda otimizar tempo, acelerar a criação de produtos digitais e personalizar serviços. Para facilitar o uso e permitir essa aceleração, as APIs devem estar bem documentadas e possuir um ambiente de “sandbox”, em que possam ser testadas. Por isso, a definição de uma solução de API Management é extremamente importante e pode fornecer uma estrutura de ciclo de vida e governança, gerando redução de custos e ampliação de recursos.

Segurança é tudo

É preciso explorar todo o potencial das APIs, contudo sem abrir mão da segurança e da governança de dados. Nesse propósito, um bom gerenciamento é imperioso, consolidando os acessos em um único local, para simplificar e agilizar o controle e ampliar a segurança. Tecnologias possibilitam rastrear quem acessa as APIs, quando e com que finalidade. Esse cuidado torna-se vital no atual cenário, dominado pelo digital e hiperconectado.

O Gateway de API é o principal ponto de controle do tráfego de APIs, e ponto único de entrada de clientes, autenticando o tráfego e analisando o seu uso. Além disso, determina como os clientes interagem com as APIs por meio do uso de políticas. Portanto, é indispensável escolher uma plataforma que forneça recursos específicos de segurança API, que ofereça facilidades de uso, acelerando o processo de criação de gateways de APIs, e ainda facilidade de escala em todo o ecossistema de negócio.

O importante é ter o entendimento de que os negócios de agora e de um futuro bem próximo não estarão alinhados às demandas do mercado sem o uso de APIs. Elas são incontestáveis motores de inovação de maneira mais rápida e colaborativa, tornando as empresas mais competitivas.

Quem ingressa no mundo de APIs abertas, abre horizontes de oportunidades, ganha agilidade e acelera a transformação digital. Por essas e outras que elas vêm protagonizando cada dia mais projetos de TI em empresas que não querem ficar de fora da economia digital. Não é mais uma escolha mergulhar no universo das APIs, concorda?

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])