Postado em 24 de Janeiro de 2024

A ética se refere a como os indivíduos vivem e operam dentro de parâmetros aceitáveis, sem causar danos a outros ou esgotar o meio ambiente ao nosso redor e, ao longo dos anos, isso evoluiu para incluir as organizações corporativas. Uma sociedade sustentável é aquela que vive dentro da capacidade de carga de seus sistemas naturais e sociais, mas como o impacto das empresas sobre o meio ambiente aumentou drasticamente, o equilíbrio para uma sociedade sustentável se desequilibrou.

Como a sustentabilidade está se tornando rapidamente uma questão crítica para os negócios, ela também está começando a entrar na equação da ética empresarial. Relatórios revelaram que apenas 100 empresas são responsáveis por impressionantes 71% das emissões de gases de efeito estufa do mundo. As ações de uma única empresa ou indivíduo podem parecer pequenas em um vácuo, mas o impacto positivo cumulativo pode ser alcançado à medida que os líderes empresariais priorizam cada vez mais a sustentabilidade ambiental. As tendências indicam que os clientes continuam a procurar organizações que priorizam uma abordagem sustentável, o que levanta a questão: o que acontecerá com as organizações que decidirem esperar em vez de agir agora?

A sustentabilidade é uma área de preocupação crescente para os consumidores, especialmente para as gerações mais jovens. 82% da Geração Z expressaram preocupação com o estado do planeta, sendo que 72% já estão mudando comportamentos para reduzir seu impacto no meio ambiente. À medida que essa geração entra e cresce na força de trabalho, ela procura especificamente organizações cujos valores estejam alinhados com os seus. De acordo com uma pesquisa da IBM, 56% da Geração Z acreditam que as empresas devem assumir a responsabilidade pelas questões ambientais e 72% acreditam que as empresas devem ser responsabilizadas por seu impacto ambiental. As organizações que não tiverem uma abordagem sustentável bem estabelecida e planejada correrão o risco de ter problemas com a retenção e a atração de funcionários no futuro.

Os clientes também estão cientes de suas próprias emissões de carbono e estão procurando fornecedores que adotem uma postura semelhante quando se trata de redução, um fator que os setores já estão começando a reconhecer. Nosso recente CIO Report, que entrevistou 1.000 CIOs em todo o mundo, mostra que os maiores motivadores para impulsionar a sustentabilidade foram citados em:

  • Concorrência de mercado (55%)
  • Atração de clientes (52%)
  • Expectativas dos funcionários (45%)
  • Retenção de clientes (45%)

A importância de ter uma prática comercial sustentável sólida é clara. Nos últimos 10 anos, uma série de estudos comprovou empiricamente que um bom desempenho de ESG tem uma correlação direta com o desempenho financeiro. As organizações que não se envolvem com práticas comerciais sustentáveis agora não apenas correm o risco de perder funcionários e de não conseguir atrair novos talentos, mas também de perder clientes.

Do ponto de vista ético, ignorar a crise climática é uma tolice. Sem um planeta que funcione social e ecologicamente, as empresas não conseguirão sobreviver. Encarar a sustentabilidade apenas como uma iniciativa baseada em transações não reconhece que o investimento ambiental proporcionará valor a longo prazo e não foi projetado para ganhos a curto prazo.

As empresas que não agirem agora terão muito mais dificuldade de fazê-lo no futuro, com os efeitos combinados da retenção de funcionários, da pressão dos clientes e dos impactos regulatórios causando sofrimento às empresas. As empresas têm a obrigação moral de considerar suas práticas comerciais e a sustentabilidade das mesmas; e, embora as práticas comerciais sustentáveis possam não proporcionar benefícios imediatos nos resultados, aquelas que adotam uma abordagem ética e holística criarão empresas mais resilientes e bem-sucedidas no longo prazo como resultado.

 

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])