Postado em 14 de Setembro de 2018

A habilidade de fazer a conexão das tecnologias com os benefícios de negócio é uma habilidade mais requerida do que especialização tecnológica.

“Business and technology working as one” é uma frase usada na comunicação global de marca da Logicalis. O intuito de utilizar as mais modernas tecnologias para melhorar o resultado de negócios dos nossos clientes esteve sempre presente na nossa proposição de valor. E de muitas outras empresas.

O fato é que essa associação – a aplicação da tecnologia para otimização dos negócios – não parece ser um objetivo assim tão fácil de se alcançar.

Na edição 2018 da nossa pesquisa anual de práticas de gestão de tecnologia, o IT Snapshot, perguntamos aos gestores de tecnologia quais eram as habilidades mais buscadas para os profissionais de suas equipes.

Mais do que segurança da informação, big data, IoT ou todas as diversas novas tecnologias e novas siglas que têm inundado o mercado, surgiu a habilidade de mapear processos de negócios e sugerir mudanças. Ou seja, na opinião dos respondentes, a habilidade de fazer a conexão das tecnologias com os benefícios de negócio é uma habilidade mais requerida do que especialização tecnológica.

Não nos causou espanto. Hoje, mais do nunca, a tecnologia permeia os elos das cadeias de valor de diversos setores, seja com sensores da internet das coisas, ou com o processamento distribuído viabilizado pelas clouds. Mas nos parece ser ainda um desafio aplicar essas tecnologias e também analisar e demonstrar adequadamente os benefícios que elas podem trazer.

O desafio não parece ser nada trivial:

  • As novas tecnologias permitem a criação de modelos de negócios mais flexíveis, ágeis e complexos, o que já faz com que o trabalho dos executivos seja cada vez mais difícil;
  • A proliferação dessas novas tecnologias faz da disciplina de tecnologia de informação um mundo cada vez mais amplo e profundo;
  • É necessário termos executivos mais preparados para o uso dessas tecnologias para obtenção de diferenciais competitivos;
  • Precisamos também ter profissionais especializados em tecnologias que surgem em uma frequência cada vez maior, amadurecem e tornam-se obsoletas cada vez mais rapidamente;
  • É preciso fazer com que esses dois mundos se conversem e consigam trabalham harmonicamente, de maneira orientada a trazer resultados tangíveis.

Talvez a resposta esteja em ter profissionais que equilibrem conhecimentos de negócio e tecnologia em diferentes graus – gestores muito bem preparados que conheçam de tecnologia e especialistas tecnológicos que tenham conhecimento de negócios – e também fazer com que haja estruturas de trabalho que permitam que essa sorte mais diversificada de perfis profissionais atue de maneira menos departamentalizada.

Do departamento de informática, passando pela TI e seus business partners e agora com os squads multidisciplinares, as organizações têm evoluído de maneira a tentar extrair mais valor da tecnologia.

Quão prontos estamos?

Acessem IT Snapshot para esta e outras análises.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [{css={}, child_css={}, name=module_152726076848737, type=header, order=5, label=Header, smart_type=null, id=module_152726076848737, body={value=Comentários}}, {css={}, child_css={}, name=module_150575833299634, type=header, order=8, label=Header, smart_type=null, id=module_150575833299634, body={value=Posts Relacionados}}, {css={}, child_css={}, name=module_152726146548018, type=rich_text, order=6, label=Rich text, smart_type=null, id=module_152726146548018, body={html=Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.}}])