Postado em 01 de Agosto de 2023

Prazos apertados, reuniões cada vez mais longas, fechamento de metas, equipes dispersas. Os desafios do cotidiano corporativo estão cada vez maiores, o que tem levado muitos líderes a buscarem soluções para alcançar o tão sonhado sucesso.  

Para termos uma ideia do quanto isso é sério, uma pesquisa recente da McKinsey & Company mostrou que 97% dos colaboradores, executivos e educadores acreditam que a falta de alinhamento dentro de uma equipe afeta diretamente o resultado de um projeto ou tarefa. E 86% dos respondentes acreditam que as falhas no local de trabalho estão relacionadas à falta de colaboração ou comunicação ineficaz.  

A boa notícia é que há uma abordagem ágil que consiste em otimizar o trabalho em grupo de forma eficiente: a metodologia Scrum!   

Apesar de origens no desenvolvimento de software, os gerentes de projeto atualmente preferem usar o Scrum em todos os tipos de trabalho. Mas qual é a melhor maneira de fazer isso? Eu explico! Mas primeiro, vamos voltar algumas casas para entender a metodologia.  

Foco na estrutura 

De forma resumida, o Scrum é uma estrutura de gerenciamento ágil de projetos. A equipe que trabalha com essa metodologia consiste em um grupo de profissionais e gerentes que trabalham juntos em uma demanda.  

Para manter o foco e a precisão dos processos, o ideal é que esse time mantenha um número de três a nove pessoas, além de funções-chave, como o Scrum Master - — responsável por promover a metodologia, facilitar reuniões diárias e melhorar a eficiência de cada sprint — e o Product Owner - que é o principal ponto de contato em nome do cliente para identificar os requisitos do produto para a equipe de desenvolvimento.  

É claro que há exceções. O tipo de projeto e os requisitos geralmente ditam o tamanho do time Scrum, mas vale ressaltar que o objetivo principal da metodologia é manter o grupo suficientemente reduzida para permanecer ágil e grande o suficiente para completar o projeto. 
 

Um ponto curioso é que as equipes Scrum não são hierárquicas.  

Embora haja líderes de equipe, a estrutura de um time Scrum reconhece cada membro como igualmente importante e essencial. Cada profissional é requisitado de acordo com as habilidades, experiência e conhecimento necessários para concluir o projeto. Essa natureza multifuncional e colaborativa é projetada para dar maior flexibilidade, criatividade e produtividade. 

Tudo certo até aqui? Então agora vamos entender quais passos são essenciais para criar uma decolagem perfeita para seu time Scrum.  

  • Crie conexão entre os profissionais
    Para construir um ambiente de trabalho seguro, a base é a confiança, isso é um fato. E um dos principais fatores da confiança é a intimidade ou a vontade de compartilhar informações pessoais, além das profissionais.
    Comece compartilhando algo sobre você, seu passado, sua trajetória. A decolagem da equipe não é o único momento que você pode usar para se conhecer, mas é o momento mais tranquilo para reunir o time em uma atividade divertida antes de começar os trabalhos. 
  • Estabeleça uma base juntos
    Para criar um ambiente fisicamente e psicologicamente seguro, o ideal é ter todo o grupo na mesma página. É por isso que aconselho você a lidar com desejos e preferências individuais de antemão, para chegar a um acordo sobre algumas coisas básicas. 
    Por isso, estabeleça convenções de trabalho com a equipe para estabelecer uma base sólida em futuras colaborações. O que o time precisa para realizar tal projeto? Quais ferramentas serão usadas para comunicação? Qual será a duração e o ritmo do Sprint?  
  • Crie o Backlog do Produto
    O Backlog do Produto é uma lista priorizada de itens sobre os quais o time de desenvolvimento trabalhará no decorrer do projeto. Outro passo vital para otimizar a equipe Scrum.
    A dica aqui é informar a todos onde ele é mantido para que esteja acessível a qualquer momento. Além disso, vale refinar os principais itens para que estejam prontos para serem escolhidos no Sprint. Ter um ou dois Sprints de trabalho prontos para serem iniciados também é uma boa prática. Se mudanças precisarem ser feitas ou se você terminar os itens selecionados do Backlog do Produto antes, estar alinhado com o Product Owner será fundamental.   
  • Identifique as partes interessadas
    Outro ponto que fará toda a diferença é identificar as partes interessadas. Quem são elas? Como devem ser informadas? Qual a melhor forma de passar essas informações?  Uma boa recomendação é criar um mapa em conjunto para manter uma visão geral de todas as partes interessadas.  
  • Divirtam-se juntos
    Já dizia Dale Carnegie: “As pessoas raramente têm sucesso, a menos que se divirtam com o que estão fazendo”. Tirar alguns momentos para descontrair a equipe estimula a criatividade e aproxima ainda mais o time. Então, não se esqueça de se divertir!
    Jogue jogos no escritório ou encontre um bom lugar para tomar uma bebida ou um bom jantar. Todos trabalharam muito para estabelecer a base do grupo Scrum, portanto, comemorar o sucesso também deve fazer parte da jornada. 

 Pronto para percorrer os sprints com tranquilidade? 

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])