Postado em 12 de Maio de 2021

Avaliar o ambiente é a primeira etapa para descobrir como explorar todo o potencial que a arquitetura de nuvem pode proporcionar ao negócio. É preciso identificar quais aplicações legadas já não suportam mais as demandas do negócio e que terão de ser reescritas para que estejam prontas para a cloud e alinhadas à transformação digital.

Esse movimento é estratégico porque tecnologias legadas complexas criam uma barreira que impede o crescimento. Para superá-la, o melhor caminho é o AppModernization, um serviço que leva a aplicação legada para o futuro. E assim a empresa maximiza oportunidades e vantagens competitivas.

Na jornada de modernização, é possível simplesmente transferir para a nuvem aplicações que estão rodando no data center, no modelo on-premise, sem qualquer atualização? Sim. Mas pode não ser a melhor estratégia porque nem sempre uma aplicação legada, sem transformações, terá o mesmo desempenho na nuvem.

Para extrair todas as possibilidades que a nuvem oferece, as aplicações devem ser desenvolvidas para cloud. Por isso, é necessária uma estratégia de migração estruturada, sendo uma delas através da modernização de aplicações, ou seja, a reescrita de aplicações. E essa reescrita será sempre apoiada nos objetivos da empresa, inserida em uma estratégia de modernização com foco nos negócios para maximizar valor.

O futuro mora na nuvem - Confira o infográfico

Precisa reescrever tudo?


Apesar de todos os benefícios proporcionados pela modernização das aplicações, muitas empresas ainda não conseguem evoluir seus sistemas legados. Temem impactar o negócio com perdas estratégicas e ainda que os custos fiquem alto demais para a operação.

Reescrever aplicações nunca foi tarefa simples, requer muita habilidade e conhecimento em tecnologia para que tudo corra bem. Contudo, hoje existem recursos que a cada dia vem simplificando essa transformação. Assim, o processo agora é mais ágil e pode caber no orçamento.

O primeiro passo é refletir sobre o custo de manter uma aplicação que já não atende aos objetivos de negócio. Por que continuar com esse desperdício? No médio prazo, o custo de reescrevê-la já terá sido compensado, sem contar com o ganho obtido com a evolução do negócio no ambiente da nuvem.

Por outro lado, as aplicações legadas que funcionam bem, que ainda geram escalabilidade e suprem as necessidades do negócio não precisam ser transformadas. Somente aquelas que se tornaram gargalos de negócios, impedindo evoluções, gerando custos desnecessários. E, além disso, muitas vezes não é preciso migrar tudo o que a aplicação usa para ela funcionar, e sim somente partes dela.

Por essa flexibilidade, a modernização de aplicações pode beneficiar empresas de todos os portes, atuantes em variados setores da economia e aplicada em um modelo de arquitetura híbrida (on-premise + nuvem), com a reescrita das aplicações que precisam migrar para nuvem, preservando as que ainda funcionam para o negócio no conceito on-premise.

Alguns benefícios da modernização

Escalabilidade, segurança, flexibilidade, produtividade, evolução, base para atualizações futuras, redução de custos operacionais, alta performance e muito mais são os ganhos proporcionados logo após a decisão de levar as aplicações legadas para a nuvem.

Afinal, as empresas investem na modernização para formar uma base capaz de viabilizar os objetivos de negócio. Hoje, mais do que nunca, as inovações foram aceleradas com o avanço da transformação digital, tornando essenciais as atualizações. A modernização do sistema legado capacita o departamento de TI para promover evoluções e inovar de maneira ágil.

Com aplicações modernas, rodando em nuvem, há ganho significativo de produtividade e performance de times. Estudo da Forrester mostra que atualizar os aplicativos legados aumenta a produtividade da equipe de desenvolvimento em até 40%. Isso porque passam a ter acesso a melhores recursos e alta tecnologia de nuvem.

É hora de modernizar!

 

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])