Listamos 5 benefícios de fazer a transição para o cloud computing.
Uma rápida busca online pelas palavras "cloud computing" e "benefícios" e você tem uma lista interminável de vantagens que a computação em nuvem promete trazer para o seu negócio. Na prática, porém, esses ganhos só serão realidade se a organização estiver preparada para mergulhar no universo de cloud computing. Ainda assim, os benefícios dependem de uma série de variáveis, como o modelo de nuvem escolhido, o tipo de negócio e a estrutura já existente, entre outros.
O primeiro passo para quem busca vantagens com a computação em nuvem talvez seja a escolha do parceiro mais adequado para suportá-lo no projeto. Contratar empresas distintas para tratar de cada parte da empreitada pode não ser a alternativa mais indicada. Por exemplo: por melhor que seja, uma consultoria provavelmente lhe ajudará apenas com o desenho da estratégia, que será implementada por um segundo parceiro. E você ainda precisará de um terceiro fornecedor de quem contratar os serviços de cloud propriamente ditos. Neste modelo, cada um defenderá os próprios interesses, e se, no fim das contas, as vantagens não se concretizarem, possivelmente sua empresa é quem arcará com o prejuízo.
Mas então qual a saída? A melhor alternativa costuma ser encontrar um parceiro fim a fim, que esteja com você ao longo de todo o caminho, que se responsabilize pelo projeto todo e, mais do que isso, que ajude a garantir os benefícios que a nuvem pode trazer. Entre eles, destacamos:
É importante lembrar que a nuvem não é para tudo e nem para todos. Esses benefícios são alcançados por aquelas empresas que planejam e implementam suas estratégias de cloud computing da maneira mais adequada para o seu negócio.