Postado em 12 de Dezembro de 2023

O setor farmacêutico sempre se caracterizou pelos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, o que se tornou ainda mais forte a partir da pandemia. Não por acaso, a Interfarma indica que a indústria ultrapassou o volume de R$ 145 bilhões em vendas em 2021, o que representa um crescimento de quase 14% em relação ao ano anterior.  

Os bons resultados têm se mantido ao longo deste ano. Segundo o Índice Antecedente de Vendas (IAV/IDV), elaborado com base nas projeções das empresas associadas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e apurado pela EY, o setor de artigos farmacêuticos, medicamentos e perfumaria registrou um crescimento de 18% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período em 2022 e a expectativa é de que o setor cresça até 10,5% em 2023. Os resultados já alcançados no primeiro trimestre e em abril deste ano confirmam essa previsão e mantêm a expectativa de expansão de dois dígitos nos próximos meses.  

Mais que isso, entre todos os setores analisados no relatório do IDV, o setor farmacêutico se destacou como o que apresentou o maior crescimento no primeiro trimestre de 2023. Muito deste crescimento certamente terá reflexos claros na adoção de novas soluções, aplicações e plataformas de Tecnologia da Informação, o que deve acontecer também de uma forma bastante específica.  

Diferente do que ocorre com outros setores, o farmacêutico atua com níveis de informação e assertividade próprios, além de ter que atender a uma série de regulamentações locais – com a Anvisa agindo de forma bastante rigorosa – e globais, como as impostas pela OMS. Estamos falando de um setor cujos impactos do uso da tecnologia não ocorrem apenas na produção ou nos processos de negócios, mas na vida das pessoas.  

Dentro destas características específicas, o setor conta hoje com uma série de oportunidades. Um bom exemplo são as soluções de rastreabilidade, permitindo seguir o ciclo de vida dos produtos desde a fabricação até sua venda em farmácias e grandes redes. Tivemos um exemplo recente com um cliente no Brasil, um grande laboratório que recebeu uma reclamação de um de seus clientes, dizendo que o medicamento não estava apresentando o resultado esperado.  

Graças à solução de rastreabilidade utilizada ali, foi descoberto que o lote adquirido pelo cliente não existia e que o produto vendido em uma pequena farmácia era falsificado. Como neste caso, as soluções de rastreabilidade são fundamentais para garantir que os produtos estão sendo entregues de fato.   

Para identificar e garantir a implementação das soluções que mais se adequam às demandas das empresas do setor, a Logicalis está consolidada hoje como uma consultoria de referência tecnológica, capaz de apoiar qualquer empresa da melhor forma possível. Isso inclui foco em detalhes como atendimento à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantia de segurança de dispositivos e apoio à força de vendas, entre outros.   

A segurança, aliás, tem recebido atenção especial da indústria, sempre preocupadas com a possibilidade de ataques à sua marca ou sua infraestrutura, mas há outras áreas em destaque, tais como projetos de rede, parte de processos de atualização tecnológica; implementação de data analytics para otimização do abastecimento da cadeia; e também consultoria, que tem sido fundamental para que várias destas empresas compreendam seu nível de maturidade em relação à transformação digital e desenham a jornada correta. 

Esse trabalho é fundamental para ajudarmos as empresas a entenderem seu momento e quais os investimentos necessários para fasear novas implementações. É um processo necessário não apenas para a compreensão do nível de maturidade, mas também para que as áreas de TI possam mostrar aos boards de suas empresas qual o nível de investimento necessário para planejar e executar sua jornada de transformação.  

É curioso notar que, mesmo atuando em um mercado globalizado e já utilizando melhores práticas, grande parte das indústrias nacionais não consegue apresentar aos seus boards suas reais necessidades de investimento em TI, daí a importância de demonstrar que a jornada existe e que é possível se antecipar às demandas.   

Isso é fundamental também para algumas indústrias nacionais que, neste momento, estão trabalhando em seus processos de IPO. Para atender às exigências destes processos, elas precisam garantir níveis mínimos de segurança, além de serem capazes de mostrar o quanto de investimento e crescimento estão planejados. Para estes casos, contar com parceiros como a Logicalis garante o uso de conhecimento construído em projetos desenvolvidos em todo o mundo.   

Essa troca é mais do que benéfica, e nos permite apoiar nossos clientes do bit ao EBTIDA. É muito difícil para uma empresa investir milhões em uma solução sem ter a certeza dos ganhos que terá, ou dos prejuízos que vai evitar e aqui atuamos em todos os segmentos de apoio a essa jornada.  

É com esta visão que hoje conseguimos atender demandas nas mais diversas áreas existentes dentro do setor. Essa experiência nos permite listar uma série de oportunidades existentes hoje no setor que podem ser supridas por soluções de TI: 

  • Proteção de brand – por meio de um serviço de consultoria, é possível fazer a proteção da marca na deep web, verificando a possibilidade de ataques ou criação de marcas falsas. Já foram registrados casos de sites falsos criados por hackers que conseguiram fazer vendas de R$ 200 mil em apenas um dia. Um bom trabalho de consultoria de segurança consegue fazer a proteção da marca, impedindo a utilização de domínios maliciosos.  
  • Assessment – serviço a partir do qual é possível mostrar ao cliente todas as vulnerabilidades existentes em relação à sua marca. Sua detecção é importante, já que uma marca exposta na dark web exige um tempo de recuperação muito maior, levando a prejuízos imensuráveis em relação ao tempo de recuperação, já que envolve pesquisa e desenvolvimento, marketing etc.  
  • Aplicação de OCR (Optical Character Recognition) – permite aos vendedores fazer o levantamento de seu estoque em minutos, aumentando a velocidade e aprimorando a experiência de clientes internos e externos.  

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])