Postado em 19 de Abril de 2022

Um componente vital de qualquer negócio de sucesso é permitir que os funcionários colaborem de qualquer lugar. No novo espaço de trabalho digital com funcionários divididos entre ambientes de escritório e domésticos, a colaboração eficaz precisa ser contínua em todos os espaços de trabalho. Os funcionários precisam sentir que podem se comunicar uns com os outros a qualquer momento, de qualquer lugar. No entanto, não é uma tarefa fácil e, para ter sucesso, as empresas precisam lidar com as fendas no formato já existente de colaboração.

Permitir uma colaboração eficaz entre os funcionários permite às empresas colherem os benefícios de uma maior produtividade, maior retenção de trabalhadores e também tem demonstrado melhorar o bem-estar dos funcionários. As empresas precisam estar à altura do desafio de alavancar os métodos de colaboração para cobrir todas as eventualidades.

O nível de colaboração durante a pandemia

Para a maioria, a mudança inicial para o trabalho remoto pode ter sido uma consequência da pandemia com o foco em simplesmente colocar o pessoal online com segurança. Este foi sem dúvida um desafio com muitas empresas comprimindo anos de planejamento e desenvolvimento cuidadoso em um mero punhado de dias e semanas.

Este rápido estabelecimento de fluxos de trabalho remoto, por qualquer meio necessário, desviou a atenção de um fator importantíssimo: a colaboração bem sucedida entre os funcionários precisamente no momento em que ela nunca havia sido tão crítica.

Durante o último ano, 75% dos funcionários remotos disseram que achavam que a colaboração em equipe sofria mais do que qualquer outro aspecto do ambiente do escritório devido ao trabalho em casa. Isto se classificou acima de um declínio na produtividade na escala de impactos e estava firmemente ligado à falta dos elementos de interação do escritório com os colegas.

Talvez sem surpresa, durante a pandemia, o tempo gasto em tarefas colaborativas caiu em 37%, ressaltando as repercussões da urgência em estabelecer o trabalho remoto na interação com os funcionários. Isto não só afetou negativamente o bem-estar do pessoal, mas também reduziu significativamente o rendimento do trabalho em todas as empresas.

As ferramentas de colaboração são fundamentais para o sucesso da empresa

Com mecanismos remotos de trabalho agora firmemente estabelecidos, muito do foco para a evolução dos locais de trabalho digitais tem sido a maximização da colaboração entre colegas e a investigação de como as empresas podem fazer isso em escala com uma força de trabalho distribuída.

A implementação de ferramentas inteligentes de colaboração permite que as empresas fortaleçam a comunicação entre os funcionários de onde quer que eles estejam trabalhando. Em 2021, 80% dos trabalhadores estavam usando ferramentas de colaboração, um aumento de 44% em 2019. Com muitos funcionários agora exigindo flexibilidade sobre seu ambiente de trabalho e a disputa de talentos que lhes permite dar as ordens diante da contínua escassez de funcionários qualificados, o uso dessas ferramentas será central para o sucesso empresarial.

Como resultado, as empresas precisam criar uma cultura que capacite os funcionários a colaborarem espontaneamente. É fundamental que eles procurem incorporar ferramentas de colaboração em toda a empresa para reunir os funcionários em todos os níveis e conseguir fazer com que eles se soltem.

Esta não é uma área onde as abordagens improvisadas permanecerão bem sucedidas por muito tempo. Estratégias planejadas são essenciais e é aqui que um parceiro de transformação digital com capacidade de serviços gerenciados pode ajudar as organizações a acelerar a capacitação dos funcionários, a colaboração e, por sua vez, a inovação. Através de tempo de atividade e eficiência garantidos, operações seguras e insights acionáveis, as equipes internas de TI podem se concentrar em outras áreas de negócios e competências essenciais.

Apoiar e capacitar os funcionários

Os funcionários agora esperam poder trabalhar de qualquer lugar e a qualquer momento. As empresas não têm mais o luxo de ter suas forças de trabalho em um edifício que pode colaborar em ambientes estruturados e de inúmeras maneiras casuais sobre a fonte de captação de energia ou em uma sala de pessoal. Com uma força de trabalho dispersa por países e até mesmo continentes, eles precisam receber o apoio adequado para colaborar efetivamente.

A introdução de ferramentas de colaboração pode permitir que os funcionários se sintam apoiados e fortalecê-los para se comunicarem mais frequentemente com os colegas. Isto pode promover conversas de maior qualidade que podem aumentar a produção dos negócios. Também ajuda a conectar as pessoas à visão geral da empresa, dando-lhes um propósito claro e uma oportunidade de ajudar a promover a organização.

Trabalhar com um parceiro confiável de transformação digital ajuda a criar um local de trabalho digital do futuro, quebrando barreiras na comunicação e colaboração para agregar valor para um melhor desempenho e alcançar um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Este é um esforço que também tem um impacto mensurável no desempenho empresarial. Quando as empresas promovem a colaboração e a comunicação entre suas equipes, elas podem esperar um aumento de 30% na produtividade e uma retenção de funcionários 4,5 vezes maior - ambos fatores críticos no moderno ambiente de trabalho e parte integrante do sucesso empresarial tanto agora quanto no futuro.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])