Postado em 12 de Abril de 2022

Uma das principais armadilhas que deve procurar escapar é pensar que o modelo de governança de custos no tradicional on-premise pode ser aplicado na cloud. Isso porque na nuvem não se trata de uma capacidade definida, portanto, o custo também não é. No mundo de cloud, tudo muda. A qualquer momento você pode começar a gastar mais do que imagina, sem perceber. É preciso entender que a facilidade e a agilidade proporcionadas pela nuvem podem levar ao gasto excessivo e a desperdícios.

No universo da tecnologia tradicional, o engenheiro faz a requisição dos recursos, o Financeiro aprova, o gasto é fixo, os ciclos de compras são longos e a chance de superdimensionamento é alta. Na cloud, o engenheiro gasta por meio de código, o Financeiro não tem visibilidade do gasto, que é variável, os experimentos são ágeis (possíveis perdas), sendo perigoso para o Financeiro e para o Negócio.

Para não correr riscos graves que afetem a saúde do negócio, a alternativa mais inteligente e eficaz é o FinOps. Mas o que é FinOps? É um modelo operacional que combina boas práticas e cultura para aumentar a habilidade da empresa em entender os custos na cloud. Colocando juntosa Financeiro, Tecnologia e Negócio.

E o mais importante: FinOps não é apenas sobre economizar, cortar custos, é sobre gerenciar o uso da cloud para fazer dinheiro. Gastar mais em cloud ajuda em inovação, crescimento e aumento na velocidade de implementação. Com ele aplicado, engenheiro e Financeiro são um só, há responsabilidade financeira sobre o custo variável da cloud, agilidade, previsão de custos e orçamentos mais eficientes.

Muitas empresas estão começando a despertar para esse modelo, porque passaram a entender que precisam controlar os custos na nuvem e especialmente em arquiteturas multicloud. Pesquisa da FinOps Foundation, divulgada em 2020, mostra que 42% das empresas estão utilizando ferramentas de gerenciamento multicloud, aumento de 9% em relação ao ano anterior.

O mesmo estudo aponta o nível de maturidade das organizações em FinOps, classificando-as como: Crawl (nível básico), com 43,5%; Walk (precisam amadurecer), com 41,5%; e Run (prática madura e em evolução), com 15%.

A avaliação é que esse mercado tem muito a crescer, considerando os benefícios que o FinOps pode oferecer e os desperdícios e gastos desnecessários que podem ser evitados.

Isso porque as vantagens vão desde a formação de uma cultura de responsabilidade financeira, melhor tomada de decisão (com base em dados), construção de um modelo operacional financeiro (alinhado à dinâmica da nuvem), à criação de equipes de produto capacitadas, com autonomia, visibilidade e responsabilidade. A empresa passa a governar os gastos por linha de negócios.

Por dentro do FinOps

O FinOps é um ciclo que precisa ser executado continuamente, dividido em três etapas: Visibilidade dos custos, Otimização (um dos mais importantes) – como gastar da melhor maneira possível, onde detectar oportunidades de cortar custos e como usar recursos com capacidade de processamento de acordo com a necessidade, e Operação - gerencial do FinOps com estratégias usadas de acordo com o negócio.

Esse fluxo requer dedicação e conhecimento profundo da operação. Na maior parte dos casos, torna-se uma responsabilidade complexa para a empresa que precisa focar no negócio. A parceria tem sido a melhor alternativa para obtenção de resultados e garantia de exploração de todo o potencial do FinOps.

O parceiro de FinOps pode atuar em todo o ciclo, com equipe integral ou híbrida, que se integra ao time da empresa em modelo de trabalho colaborativo. Em ambos os casos, é muito importante trazer a cultura de gerenciamento de custos na cloud e promover sua disseminação. Isso exige reuniões semanais com os clientes para alinhamento ao business e verificar impactos positivos e negativos.

Uma boa estratégia é construir um portal online para visualizar e aferir todos os custos, seu planejamento, com alertas quando ultrapassam a margem estabelecida. Além disso, a divisão dos custos pelas áreas da empresa. Afinal, cada uma demanda mais ou menos recursos, relatórios dão essa visibilidade.

FinOps, sem dúvida, é uma cultura voltada à prática da responsabilidade financeira, considerando os gastos variáveis da nuvem, em que deve existir a colaboração entre times, a informação fluida, por meio de relatórios, acessíveis e atualizados, em que todos são responsáveis pelo seu consumo na nuvem.

Lembrando que não se trata somente de redução de custo na nuvem, mas também de geração de valor. Quando bem aplicado, possibilita que sua empresa utilize diversas nuvens ao mesmo tempo, tirando vantagem dos benefícios que cada uma delas oferece, utilizando recursos de forma eficiente e sem desperdício.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])