Postado em 06 de Fevereiro de 2024

O varejo passa por uma revolução tecnológica que está moldando o futuro das compras. Um dos desenvolvimentos mais notáveis é a ascensão das lojas autônomas, um conceito que combina inovações como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA), nuvem e automação para criar uma experiência de compra única e sem atritos.  

Lojas autônomas são estabelecimentos de varejo que utilizam uma série de tecnologias avançadas para operar com o mínimo de intervenção humana. Elas são equipadas com sensores, câmeras, algoritmos de visão computacional e sistemas de pagamento automatizado.  

Essas tecnologias rastreiam o comportamento dos clientes, identificam os produtos selecionados e processam o pagamento, proporcionando uma experiência de compra rápida e conveniente. 

Para criar essas lojas, é preciso muita tecnologia, como sensores e câmeras que monitoram a movimentação dos clientes e a seleção de produtos, enquanto as câmeras fornecem informações visuais para sistemas de visão computacional. 

E, claro, Inteligência Artificial (IA). Os algoritmos de IA são usados para processar dados de sensores e câmeras, rastrear os clientes, identificar os produtos escolhidos e calcular o total da compra. Além disso, dispositivos IoT estão conectados para fornecer informações em tempo real sobre a disponibilidade de produtos e para manter o estoque atualizado. 

Outra conveniência importante é que os sistemas de pagamento automatizado permitem que os clientes saiam da loja sem passar por um caixa, pois o pagamento é automaticamente processado assim que os produtos são retirados das prateleiras. Isso acontece porque as gondolas são equipadas com balanças de precisão inteligentes que detectam a saída do produto, aliada à atuação de câmeras.   

A segurança é outro fator importante e, portanto, só consegue entrar na loja, quem tem cadastro no aplicativo. E o passaporte pode ser o celular ou o cartão de crédito do consumidor nas catracas inteligentes. 

O impacto nas redes de supermercados 

Redes de supermercados menores estão à frente, adotando o conceito de lojas autônomas para melhorar a eficiência e a experiência do cliente. Essas lojas oferecem conveniência e economia de tempo, atendendo à crescente demanda por compras rápidas e sem atritos. E estão intensificando seus investimentos em condomínios residenciais.  

As grandes redes de supermercados estão estudando e traçando suas estratégias para embarcar nessa evolução. O importante é que quanto mais cedo ingressarem nesse futuro, irão conquistar mais rapidamente o novo perfil de consumidor digital, ávido por agilidade e conveniência. 

Sem contar que além de melhorar a eficiência operacional, essas lojas podem atrair uma base de clientes mais ampla, atraindo tanto os consumidores que buscam praticidade quanto os que buscam inovação tecnológica. 

Rumo à popularização 

As lojas autônomas estão ganhando popularidade nos condomínios devido à conveniência que oferecem aos moradores, bem como à segurança adicional que pode estar presente em ambientes fechados.  

No entanto, o futuro aponta para a expansão dessas lojas para fora dos condomínios, chegando às ruas e áreas urbanas. Isso pode ser impulsionado pela demanda por uma experiência de compra semelhante em toda a cidade, bem como por avanços na tecnologia que tornam as lojas autônomas mais seguras e práticas para operar em locais públicos. 

Não há dúvidas de que as lojas autônomas representam uma evolução notável no varejo, oferecendo aos consumidores uma experiência de compra altamente personalizada e eficiente. Essa tendência está contagiando redes de supermercados menores e a sua aceitação está despertando o interesse das grandes redes.  

Temos desenhado projetos com tecnologia de ponta e foco na experiência do cliente. A Logicalis Autonomous Stores vem tornando toda a jornada dessa modernização ágil, eficiente e, de fato, surpreendente, encurtando a chegada do futuro em um dos setores mais críticos da economia.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])