Postado em 26 de Novembro de 2020

A pandemia trouxe uma potencialização do cuidado e das relações, de estarmos mais conectados, mesmo à distância

 

A pandemia do COVID-19 trouxe uma série de novos desafios para o mundo corporativo. Desde as adaptações nas relações de trabalho, a adoção de protocolos de saúde e sanitários ou mesmo mudanças na gestão de pessoas. A verdade é que, de fato, nada será como antes. As empresas e os profissionais tiveram que aprender na prática como enfrentar essas mudanças de cenário. Alguns destes ensinamentos serão perenes, mesmo com a efetividade de uma vacina.

O primeiro ponto é que o home office veio para ficar. Mesmo já tendo em nossa cultura o trabalho home office, nós aprendemos que é possível ter produtividade sem necessariamente a presença física em um ambiente corporativo. A gestão remota das equipes nos mostra que devemos, antes de tudo, estabelecer uma relação de confiança com empatia, afinal, a realidade da vida profissional e pessoal mudou com o isolamento e adaptações que foram necessárias a todos. Além disso, com todos em casa em tempo integral, o líder não consegue mais monitorar o que o profissional está fazendo o dia inteiro, e isso não deveria ser um problema.

Ao contrário, ele deve fomentar e potencializar o protagonismo dos profissionais, a colaboração por meio do modelo de equipes autogeridas, com foco em contribuição e a medição de KPIs de produtividade por entrega e resultado. O empowerment sempre foi um dos nossos valores, por isso o trabalho continuou sendo feito com responsabilidade e maturidade.

O nosso plano robusto de continuidade dos negócios foi essencial para isso se tornar uma realidade. Aqui na Logicalis essa transição foi feita com poucas preocupações em uma semana, cerca de 3 mil funcionários já estavam trabalhando de casa. A empresa já contava com uma política de home office – que, aliás, foi ampliada com a pandemia. Utilizamos tecnologias como o Microsoft Teams, a implementação de uma SD-WAN para facilitar o acesso remoto, a autenticação por VPN e a hospedagem de documentos na nuvem.

The New Office

Por outro lado, com a não utilização dos escritórios, surge uma oportunidade de otimização de custo dos espaços que não estão sendo ocupados. O retorno, por sua vez, será gradual e facultativo, ocupando cerca de 1/3 da capacidade. A previsão atual é que 80% do trabalho será remoto e 20% presencial, o que significa que o profissional irá se deslocar ao escritório uma vez por semana.

Vale ressaltar que o retorno seguro ao escritório deve ser cercado de medidas sanitárias. Estamos implementando uma série de ações que visam o bem-estar e a saúde dos times, além de uma gestão mais simplificada. Um dos procedimentos adotados é que o profissional terá que reservar uma mesa de trabalho antes de ir ao escritório por meio de um aplicativo, que verifica sua condição de saúde antes da reserva como forma de conter a disseminação do vírus. Confira outras medidas neste link.

Humanização do trabalho

Todas essas ações para construir um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente mostraram também uma outra faceta: a potencialização do cuidado. Vejo que as pessoas estão mais preocupadas com o outro, mais próximas mesmo à distância.

Aqui na Logicalis nós preparamos uma série de documentações e orientações sobre como enfrentar a pandemia, em especial comunicações e webinars sobre saúde mental e emocional. Para apoiar na qualidade de vida de nossas equipes, oferecemos por exemplo um canal direto com psicólogos, como forma de mitigar este momento de estresse e ansiedade, bem como assessores jurídicos e financeiros.

Disponibilizamos também um telefone específico para quem está com suspeita de COVID-19 e aulas virtuais de ginástica laboral. Antecipamos a vacina antigripal, que já era uma prática, e oferecemos kits ergonômicos com equipamentos básicos para o trabalho, como cadeiras, suporte de notebooks, teclados, mouses e periféricos, mousepad e suporte para os pés. Ampliamos os treinamentos e capacitações oferecidas, expandimos as integrações com plataformas de conteúdos para desenvolvimentos e certificações com nossos parceiros estratégicos e, em breve, lançaremos um guia completo sobre ergonomia.

A nossa ideia é ser o mais transparente possível, pautados em muito diálogo e escuta, mostrando que é possível ter um trabalho humanizado. Acreditamos que a preocupação com a saúde e bem-estar dos profissionais é a nossa principal ação para enfrentar essa crise, que uma hora vai passar. Perceber que conseguimos nos fazer presentes, e ter também esse reconhecimento do lado dos nossos funcionários, certamente faz a diferença no trabalho diário, na forma como as atividades são desenvolvidas e, em especial, como nos sentimos, que reflete em cada ponto do cotidiano. Apesar do grande desafio, acreditamos que é sim possível, e seguimos evoluindo.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])