Digitizeme Blog - Logicalis

IoT – começar antes que seja tarde demais

Written by Yassuki Takano | 25/abr/2017 14:00:00
Quem esperar por soluções prontas e um maior amadurecimento no mercado corre o risco de acordar sem tempo de se adaptar à nova realidade.

Mais da metade dos executivos entrevistados no IoT Snapshot enxerga a internet das coisas como um assunto de elevada relevância em um horizonte de tempo de 3 a 5 anos – 62% classificaram o assunto com importância alta ou muito alta para os próximos 3 a 5 anos, contra uma número atual de 27%. Uma discussão importante que surge é o que fazer até lá.

Muitas organizações já estão se movimentando, ainda que com orçamentos restritos ou sem ter uma grande clareza de abordagens de trabalho ou expectativas de resultados finais. As empresas estão testando pilotos e pequenos projetos, com o intuito de entender o mercado e identificar potenciais parceiros, reforçando o alinhamento entre áreas da organização que não tinham tanta tradição em trabalhar projetos tecnológicos (a tão falada aproximação de negócios e tecnologia) e disseminando conceitos, propostas inovadoras de trabalho e os primeiros resultados.

Essas experiências iniciais têm mostrado que este tempo de 3 a 5 anos será um investimento precioso em aprendizado. Quem ficar simplesmente esperando (soluções prontas ou um maior amadurecimento do mercado), sem experimentar, corre o risco de acordar daqui a pouco em um mundo já em transformação, sem ter tempo de se adaptar à nova realidade – e, pior, com concorrentes já mais preparados e prontos para ampliar sua atuação.

Dada a complexidade desses projetos, nos parece importante acelerar o entendimento sobre o tema, seus conceitos e os desafios de desenvolvimento de projetos. Mais que isso, parece ser uma janela de oportunidade, um momento vital para começar a experimentar, inovar e se preparar para capturar as oportunidades de negócio que devem surgir.

Acessem IoT Snapshot para esta e outras análises.