Digitizeme Blog - Logicalis

IoT Snapshot 2017 - Um retrato da adoção e do potencial da internet das coisas no mercado brasileiro

Written by Yassuki Takano | 4/out/2017 14:00:00

Antes IoT se confundia com automação industrial, hoje já enxergam benefícios de IoT como suporte à tomada de decisões, possibilidades de novas fontes de receitas.

A Logicalis desenvolveu a segunda edição da pesquisa – e já nesta nova rodada observamos uma interessante evolução no mercado.

Como venho fazendo nos artigos aqui, vou continuar postando análises resultantes das apresentações e discussões com clientes e empresas com as quais temos relacionamento. Mas já é possível adiantar pontos bem interessantes.

A evolução do entendimento dos conceitos e benefícios esperados com IoT – se antes IoT se confundia com automação industrial, hoje os executivos já enxergam benefícios de IoT como suporte à tomada de decisões, possibilidades de novas fontes de receita e aspectos muito mais orientados à inovação.

A sofisticação das análises e mesmo dos desafios para início de investimentos em IoT também evoluíram – ano passado, a principal barreira era o que chamamos de “Distanciamento” (que em muito podia ser interpretado como a dificuldade de entendimento de demandas e oportunidades de aplicação de IoT nos processos de negócios), já este ano entendemos que as discussões vêm evoluindo e o desafio principal passou a ser a justificativa (principalmente financeira – ROI) dos projetos.

A importância do tema também aumentou – seja no curto prazo como no médio/longo prazos:

  • Ano passado a importância atual (respondentes que avaliaram o tema como importante ou muito importante em 2016) era de 27% e este ano este número sobe para 37%;
  • Em 2016, a importância do tema no horizonte de 3 a 5 anos era de 62% e este ano este número sobe para 71%.

Enfim, o cenário vem se mostrando cada vez mais promissor e a pesquisa reflete bem as percepções que temos tido também com os clientes.

Todos prontos?

Acessem IoT Snapshot 2017 para esta e outras análises.