Postado em 12 de Abril de 2023

A oitava edição do estudo da Logicalis, o tradicional IT Trends Snapshot, expandiu sua apuração e análises para o futuro, trazendo o retrato atual das movimentações do mercado de TI no Brasil, mas também antecipando tendências.   

O estudo apresenta o cenário do mercado após três anos de pandemia e as grandes mudanças realizadas pelas empresas a fim de manter a sustentabilidade dos seus negócios. Sabemos que no ápice da crise as transformações foram emergenciais. Agora, elas seguem seu curso retratando a movimentação em direção a migração para nuvem, novo modelo de trabalho híbrido, presencial ou home-office, entre outras mudanças. 

Foi observado também que o mercado está atento às necessidades prementes de reforçar a segurança da informação em um mundo altamente digital, e ainda de se preparar para vencer o desafio da falta de mão de obra qualificada, acelerar estratégias de LGPD e muito mais evidências. Um panorama significativo, que poderá servir de bússola para a criação de estratégias competitivas. 

Principais prioridades de negócio e de TI reveladas 

A eterna busca Eficiência Operacional lidera o ranking de prioridades de negócios, sendo apontada por 54% dos executivos de TI, seguida de Otimização de Processos de Negócio (48%), que tem tudo a ver com eficiência operacional. 

Em terceiro lugar aparece o Desenvolvimento da Jornada de Transformação Digital (37%), seguido de Melhorar a CX (experiência do cliente). 

Em relação à tecnologia, a Segurança da Informação foi, pelo terceiro ano consecutivo, o item mais citado (58%) no estudo. Ela saltou de 53% em 2021 para 58% em prioridade no levantamento de 2022 na agenda de TI das organizações. A seguir vem Projetos e Big Data (45%). 

Um ponto de atenção é que em 2021, no auge da adequação à LGPD, na última edição do estudo, ela ocupava a segunda posição no ranking com 51%, atrás apenas da Segurança da Informação (53%) e caiu em prioridade drasticamente para 8% em 2022. Cedeu a segunda posição para Analytics e Big Data. 

Não menos importante na agenda dos executivos está a Modernização de Aplicações Legadas e Continuidade de Negócios/Disaster Recovery (27%). Vale aqui ressaltar o valor significativo de modernizar aplicações legadas para agilizar a jornada de transformação digital e, consequentemente, acelerar a criação de produtos e serviços diferenciados, além de aprimorar a CX. 

O IT Trends Snapshot 2023 contou com a participação de 123 executivos, entre eles 81% ocupando o cargo principal na área de TI, como CIOs e diretores de TI, de empresas brasileiras. Dentre as organizações ouvidas, 68% possuem faturamento acima de R$ 500 milhões e a maioria (63%) tem sede na região Sudeste do País.  

Os setores que predominaram foram os de Serviços (finanças, construção, educação, saúde e serviços de transporte e logística) e o de Manufatura (bens de consumo e bens de capital). 

Para explorar melhor esse rico levantamento, teremos mais dois artigos que trarão recortes diferenciados do estudo, abordando os temas Cloud Computing e Data Analyics. Aguarde! 

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])