Postado em 30 de Março de 2021

Artigo com co-assinatura de Davi Aquino, consultor de varejo da Logicalis.

Escolher produtos, colocar na sacola e pagar são as dinâmicas realizadas sozinhas pelo próprio consumidor, na loja autônoma. Sem tumultos e filas, no novo modelo de compras também não há um segurança para conferir se o valor pago corresponde a todos os itens que sairão do estabelecimento.

A loja autônoma é uma tendência muito aderente ao formato focado em conveniência/proximidade, como shoppings, centros comerciais e condomínios residenciais e corporativos. Mas como toda novidade, há sempre dúvidas sobre suas vantagens e as tecnologias presentes, por isso, separamos alguns pontos que você precisa saber sobre.

Segurança

No modelo, é natural que existam preocupações relacionadas à segurança. No entanto, “20% das perdas do varejo tradicional se dão por pequenos furtos. Problema solucionado nas lojas autônomas, já que todo produto retirado das prateleiras é computado e cobrado automaticamente em sua carteira digital.

Habemus tecnologia

No combo de aliados para o pleno funcionamento do sistema estão as catracas inteligentes para a liberação da entrada e saída de pessoas (QR Code), câmeras com reconhecimento de profundidade e balanças de alta precisão. Esses itens são orquestrados por uma Inteligência Artificial, que evolui constantemente e troca informações com outros sistemas de logística, reposição e marketing o tempo todo.

Vantagens:

a) Tecnologias com custo-benefício positivo e altamente escaláveis:
A redução de custos operacionais e a automação de processos possibilitam ganhos de escala e a expansão do negócio.

b) Menores operações, maior proximidade:
A simplicidade do modelo facilita a implantação de lojas menores e reduz o custo da operação, viabilizando o que está sendo chamado de lojas de hiperproximidade. Entrega experiência exclusiva e aumenta a fidelização do consumidor.

c) Menor contato físico, menores riscos virais: 
É possível automatizar o controle do fluxo de pessoas e as operações de pagamento entre clientes e funcionários: o fim das filas. Antes, um mal necessário.

d) Carteiras digitais: 
De fácil usabilidade, podem estar associadas a ações promocionais para atração/fidelização de consumidores. Ainda podem dispensar o vínculo do consumidor com bancos e do próprio varejista com um intermediário para processamento de pagamento (adquirência).

e) Controle e reposição do estoque: 
A monitoração proativa e automatizada dos produtos e prateleiras gera dados que previnem rupturas, auxiliam no planejamento de sortimento e melhoram o design da loja. Isto porque todos os eventos da jornada podem ser acompanhados em tempo real, como estoques, vendas, etc.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])