Postado em 05 de Maio de 2021

Ao longo do último ano falar em modernização de infraestrutura de TI ganhou um contexto mais estratégico. A pandemia de Covid-19 trouxe transformações, como o trabalho remoto e o crescimento do comércio eletrônico, e para lidar com essa realidade as empresas precisaram acelerar, ou iniciar, seus processos de transformação digital.

Para isso, muitas tiveram que rever suas estruturas, migrando, no todo ou em parte, para nuvens que lhes permitiram lidar com essa situação. Um estudo do Forrester aponta que 93% das empresas veem valor na modernização do data center, muitas citando o uso de SDDC (Software Defined Data Center). Mas apenas 11% delas estão efetivamente fazendo algo, o que demonstra o tamanho do desafio que o mercado tem pela frente.

A modernização do data center

Neste momento, a modernização dos data centers é fundamental para que os negócios também evoluam. Já temos no Brasil alguns bons exemplos disso, como a Magalu e as Lojas Americanas, que migraram suas estruturas para a Microsoft Azure, e mais recentemente o banco Itaú, que está levando sua estrutura para a AWS.

Nos dois primeiros casos, é possível perceber resultados como o aumento de receitas, o aprimoramento da experiência do cliente e o aumento de sua satisfação. Uma estrutura mais ágil e moderna permite melhorar produtos e serviços – ou mesmo criar novos - reduzindo custos.

Um data center moderno usa dados em tempo real para executar ações o mais rápido possível. Para isso ele extrai insights de todo tipo de informação e garante que os dados certos estejam sempre disponíveis. Isso é importantíssimo quando lembramos que, até 2024, o mundo contará com mais de 500 milhões de aplicativos rodando em nuvem, grande parte deles já desenvolvidos nesse ambiente.

Como fazer a transição sem afetar a operação

Para que a operação não sofra impactos, é preciso que a transição seja executada com estratégia e planejamento. O que muitas empresas têm feito é criar equipes que vão desenvolver o projeto em paralelo ao trabalho dos times que cuidam do ambiente atual. A ideia é que estas novas equipes cuidem de todo o processo de modernização, utilizando a metodologia DevOps, com isso, criam componentes em pequenos módulos, chamados containers e microsserviços, permitindo que eles sejam testados, validados e migrados aos poucos, até que toda a aplicação esteja na nuvem.

A importância de aplicativos para garantir a flexibilidade e agilidade da operação

Uma vez que a aplicação for migrada para nuvem, são necessárias ferramentas que garantam sua flexibilidade, escalabilidade e agilidade. Aqui entram as soluções de orquestração, por exemplo, e a implementação do SDDC, que utilizam infraestruturas hiperconvergentes, que permitem rodar máquinas virtuais, containers e microsserviços e que possuem ferramentas de gerenciamento para monitoração e automação de todo o processo. Com tudo isso à disposição, o data center moderno pode rodar em qualquer lugar.

Este processo dá às empresas três vezes mais chances de atender as necessidades de seus clientes. E para que seja bem conduzido é sempre indicado contar com parceiros especializados, a fim de conseguir atender todo o escopo do projeto, desde a consultoria para identificar o que pode ser modernizado, até a execução final, com a migração para a nuvem e o gerenciamento.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])