Postado em 16 de Maio de 2023

Redes Software Defined Networking (SDN) são uma nova abordagem para gerenciar redes de computadores. Em comparação com as redes tradicionais, onde os dispositivos de rede são configurados manualmente, as SDNs usam software para automatizar e simplificar a configuração e gerenciamento dos dispositivos de rede. 

O principal objetivo deste tipo de tecnologia é separar o controle da rede da infraestrutura física, permitindo que as decisões de gerenciamento sejam tomadas centralmente. Isso significa que as configurações podem ser alteradas rapidamente e de forma flexível, sem precisar acessar cada dispositivo individualmente.  

Além disso, a SDN permite a monitoração em tempo real da rede e a tomada de ações automatizadas em resposta a problemas ou eventos específicos. Isso pode aumentar a eficiência e a segurança do ambiente, bem como melhorar a disponibilidade e a escalabilidade.  

Outra vantagem da tecnologia é a sua capacidade de integrar facilmente com novas soluções e dispositivos na rede. Essa flexibilidade torna as SDNs mais flexíveis e escaláveis do que as redes tradicionais, além de acompanharem a evolução das necessidades da empresa ou organização.  

No entanto, nem tudo são flores. A implantação de uma rede SDN pode ser complexa e requer conhecimento especializado. Além disso, a dependência de software para gerenciar a rede pode ser vista como uma fraqueza, pois uma falha no sistema pode afetar a funcionalidade da rede inteira. Mas deixo para abordar os desafios e meios para superá-los em um próximo artigo.   

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])