Postado em 18 de Outubro de 2022

As condições de negócios nunca foram tão voláteis, devido à crise do custo de vida e aos choques econômicos subsequentes. Como as empresas se mantêm saudáveis em meio a preocupações inflacionárias, restrições da cadeia de suprimentos, crescentes ameaças à segurança e escassez de habilidades? A Pesquisa CIO Survey 2021, da Logicalis, descobriu que as empresas estão pensando fora da caixa. Os tomadores de decisão em tecnologia estão planejando inovar em tempos de mudança nos próximos 12 meses.

A inovação eficaz em 2022 depende de uma infraestrutura de tecnologia robusta e segura – entretanto, interrupções constantes, escassez de habilidades e novas tecnologias tornam isso um desafio complexo. Os provedores de serviços gerenciados digitais (MSPs) ajudam encontrando as ferramentas certas para resolver os problemas de negócios mais urgentes de seus clientes. Eles oferecem tecnologias sofisticadas, incluindo IA e automação para clientes com um investimento inicial mínimo, permitindo que eles escalem e inovem a uma taxa sobre-humana.

Acessando novas tecnologias por meio de parcerias

Nos primeiros dias da computação, a TI não era especialmente responsável pelos negócios. Vivia em uma torre de marfim e fornecia tecnologia em seus próprios termos. Tudo isso mudou na era da transformação digital. A TI agora é um ativo estratégico de negócios e que gera novas oportunidades de receita. Os CIOs estão se adaptando para se tornarem mais consultivos, ouvindo as necessidades dos executivos de negócios e inovando para ajudar a atendê-los.

Esse alinhamento de negócios e tecnologia pressiona os CIOs a desenvolverem estratégias digitais que reflitam as metas de negócios. Infelizmente, 79% sentem que estão falhando e o ritmo acelerado das mudanças os deixa atrás de seus concorrentes.
Parte do problema é a incapacidade de acessar os dados de que eles precisam para impulsionar essas estratégias digitais. Os processos de negócios digitais são orientados por dados, mas 75% das organizações não conseguem desbloquear dados de seus silos em sistemas internos legados. Os MSPs são adeptos da criação de soluções de tecnologia abertas e ágeis que tornam os dados acessíveis, fornecendo insights em tempo real e em escala. Eles oferecem esses sistemas como serviços de assinatura, oferecendo resultados rápidos para um investimento de capital relativamente pequeno.

Navegando pela escassez de habilidades

Um dos maiores desafios que as organizações estão enfrentando atualmente é a escassez generalizada de habilidades. Os CIOs, em particular, estão tendo que lidar com a escassez de habilidades de segurança cibernética. Por exemplo, o relatório de 2022 do governo do Reino Unido, que fala sobre habilidades de segurança cibernética no mercado de trabalho do país, descobriu que 37% das empresas relataram falta de habilidades de gerenciamento de incidentes, acima dos 27% em 2020. Em resposta, os CIOs estão lutando para contratar e reestruturar equipes.

Entretanto, as equipes internas das organizações atualmente não têm mão de obra ou horas para filtrar montanhas de dados para garantir operações tranquilas. Ao fazer parceria com um MSP digital, as empresas têm força extra para ajudá-las a atingir seus objetivos e continuar a atender às expectativas dos clientes.

As plataformas poderosas dos MSPs permitem que as organizações aproveitem insights críticos de liderança e garantem que sejam bem-sucedidas em um mundo digital-first. A parceria com um MSP digital é mais do que apenas ter mão de obra extra – é ser capaz de otimizar as operações de negócios.

Identificando pontos cegos

Embora os dados de negócios possam ser difíceis de obter, as organizações têm mais dados de seus sistemas de TI do que podem manipular. Para alcançar operações verdadeiramente robustas e ampliadas, eles precisam ser capazes de usar esses dados de forma eficaz, especialmente na detecção de ameaças emergentes de segurança cibernética. Mas há um problema: com a escassez contínua de habilidades, não há pessoas suficientes para transformá-la em inteligência de segurança cibernética acionável.

O custo de um ataque cibernético pode ser grave, tanto em termos de interrupção operacional imediata quanto em custos legais/regulatórios contínuos. À medida que os ataques direcionados destinados a extorquir empresas se tornam mais sofisticados, esses custos aumentam. Na verdade, a Cybersecurity Ventures prevê que o cibercrime custará ao mundo US$ 10,5 trilhões por ano até 2025.

Os ataques cibernéticos estão se tornando mais difíceis de interromper devido à expansão da superfície de ataque. À medida que as empresas estendem suas operações de TI além do perímetro tradicional de rede fechada para as casas dos funcionários e para a nuvem, há mais infraestrutura para os invasores visarem, e protegê-la se torna ainda mais difícil.

A proliferação da telemetria da infraestrutura de TI e produtos de segurança dificulta a identificação de sinais de ataque. O dilúvio de dados de rede está inundando as empresas. Torna-se um obstáculo em vez de uma ajuda para as equipes de segurança, que lutam para identificar possíveis sinais de ataque.

Construir conjuntos de ferramentas robustos que analisam dados de rede e os analisam em busca de possíveis sinais de ataque é a principal habilidade de um MSP. Essas organizações são especialistas em criar feeds de dados de inteligência de ameaças detalhados para ajudar a destacar indicadores de comprometimento e detectar atividades suspeitas antecipadamente.

Os MSPs oferecem plataformas poderosas que permitem que as organizações tomem decisões baseadas em dados e criem fluxos de trabalho automatizados para maior eficiência. O fornecimento de tecnologia como serviço é como ter uma superpotência para a TI de negócios. Os MSPs digitais revolucionam as operações de negócios de uma maneira que seria possível com recursos internos.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])