Postado em 05 de Março de 2024

Com a sustentabilidade na mente de todos, as organizações estão exigindo transparência e clareza dos fornecedores e parceiros em relação às metas de ESG existentes hoje. Está claro que as empresas esperam que as organizações com as quais se relacionam façam mais para compensar seu impacto ambiental. Por exemplo, dados de 2018 mostraram que 62% dos consumidores queriam que as empresas se posicionassem em relação a questões como sustentabilidade, transparência e emprego justo; em 2022, esse número cresceu para 72%.

O IDC indica que, até 2025, 75% das solicitações de propostas (RFPs) de infraestrutura digital exigirão que os fornecedores comprovem seu progresso em ESG e sustentabilidade com dados. À medida que o ESG se torna cada vez mais uma medida importante na qual as empresas são avaliadas, há um imperativo comercial para que as organizações façam mais em termos de sustentabilidade.

Como os provedores de serviços gerenciados podem ajudar a melhorar a sustentabilidade

Atualmente, muitas empresas reconhecem o valor que os provedores de serviços gerenciados (MSPs) podem oferecer, como, por exemplo, possibilitar escala e flexibilidade sem aumentar exponencialmente os custos. No entanto, a parceria com um MSP também pode ajudar a reduzir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência dos negócios.  

Por exemplo, um MSP sustentável pode ajudar sua empresa a:  

  • Rastrear o impacto de carbono de sua cadeia tecnológica para garantir que os serviços de TI estejam alinhados às estratégias de sustentabilidade e às metas de ESG ;
  • Centralizar os dados em toda a sua estrutura digital e fornecer recomendações sobre como melhorar a eficiência, a experiência do usuário e a sustentabilidade;
  • Fazer a transição de sua empresa para o uso de uma infraestrutura mais eficiente em termos de energia, reduzindo a necessidade de sua empresa possuir, hospedar e/ou gerenciar sua própria infraestrutura;
  • Descartar eticamente os ativos redundantes e até mesmo ajudá-lo a prolongar a vida útil dos ativos existentes em uso, quando possível   

Dando os primeiros passos  

Para atender à crescente necessidade de transparência em relação aos compromissos de sustentabilidade, as empresas precisam inovar e adaptar seus processos de acordo com essa necessidade. Entretanto, muitas organizações talvez não saibam por onde começar.   

Há duas medidas importantes que você deve tomar para iniciar sua jornada de sustentabilidade empresarial:  

Faça um benchmark de seus negócios  

É difícil avançar em direção a práticas comerciais mais sustentáveis e responsáveis se você não souber qual é a sua situação atual. É fundamental fazer um benchmark de sua empresa para entender sua pegada de carbono e ver quais ajustes podem ser feitos para reduzir seu impacto ambiental.  

Os serviços gerenciados da Logicalis ajudam os clientes a definir sua pontuação de carbono, permitindo que eles rastreiem as emissões de CO2 relacionadas à tecnologia, dando-lhes uma vantagem inicial na redução de sua pegada de carbono.  

Estabeleça uma força-tarefa para tratar das principais iniciativas  

Uma vez que o benchmark tenha sido estabelecido, é importante considerar como você pode trabalhar com ferramentas e outras organizações para melhorar. É essencial estabelecer uma rede interna de defensores para ajudá-lo a alcançar esse objetivo. O comprometimento e a adesão dos executivos ajudarão a impulsionar iniciativas sustentáveis e a promovê-las de cima para baixo.

A próxima etapa  

As organizações também devem considerar os impactos de suas cadeias de suprimentos e alinhar-se com parceiros e fornecedores, incluindo MSPs, que tenham compromissos de sustentabilidade semelhantes para garantir que as metas de ESG sejam cumpridas do início ao fim.

Nos últimos 12 meses, a Logicalis acelerou seus compromissos de sustentabilidade e estabeleceu metas claras de ESG, incluindo ser neutra em carbono de Escopo 1 e Escopo 2 até 2025. Estamos determinados a reduzir nossa pegada a zero em primeira instância, em vez de depender apenas de compensações de carbono para atingir essa meta.  

Como Architects of Change, a Logicalis se dedica a ajudar nossos clientes a criar resultados sustentáveis por meio da tecnologia.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])