Postado em 23 de Março de 2023

No momento em que a expansão do mercado de internet banda larga no Brasil parecia esbarrar nos altos custos de implementação de infraestrutura, a redes neutras surgiram com alternativa, garantindo a continuidade do crescimento e da oferta de serviços. Na prática, o conceito de rede neutra significa o compartilhamento dos equipamentos de transmissão e distribuição dos dados de internet, da fonte até a casa do usuário. Isso significa que, além de toda a infraestrutura precedente de conexão da rede nacional com os cabos submarinos, a zona de atuação do operador neutro pode se estender até a conexão do modem do cliente ao terminal instalado no poste de sua rua.

Este é um modelo já utilizado em outros países, onde há operadoras que já nasceram com este viés de neutralidade, ou são um spin off de um grande player do mercado. O fato é que, com o compartilhamento da infraestrutura, os clientes – que podem ser provedores de internet ou outras operadoras – conseguem entregar seus serviços sem a necessidade de investir em desenvolvimento e construção da sua rede. É sempre bom lembrar que este compartilhamento deve ser feito de forma apartada, de modo que uma empresa não tem contato com os serviços trafegados por outra. E esse é um dos desafios do negócio. 

Foi justamente a necessidade de crescer sem ter que realizar muitos investimentos de infraestrutura que trouxe ao mercado este modelo. O setor de banda larga no Brasil há anos vem sendo dominado por competitividade e crescimento. De acordo com a Anatel, em abril de 2022, existiam cerca de 42 milhões de casas conectadas através de mais de sete mil empresas. Aqui, os acessos por fibra ótica, que representavam 36% dos acessos totais em abril de 2020, passaram a responder por 65% em apenas dois anos.  

Foi esse contexto que levou os players do setor a buscar estratégias que aumentassem sua eficiência operacional e financeira, permitindo a expansão da cobertura e a oferta de serviços de internet de qualidade e com preço competitivo. Desta necessidade surgiram as empresas de rede neutra, algumas das maiores a partir do spin off de operadoras como Oi, Vivo e TIM. Elas deram origem às empresas V.Tal, Fibrasil e IHS, respectivamente.  

Desta forma, as operadoras passam a se dedicar somente à oferta de produtos e serviços e ao aprimoramento da experiência do cliente, o que traz uma maior competitividade no mercado para fidelizar o usuário final e pode se tornar um ponto negativo para ClienteCo (Cliente Company). No modelo anterior, se um provedor quisesse atender uma determinada região, teria que arcar com todo o investimento em infraestrutura, incluindo a construção da rede e a aquisição de equipamentos. O processo demandava um alto investimento inicial na disponibilização de uma capacidade que poderia não ser totalmente utilizada.  

No modelo de rede neutra, estes custos são compartilhados e capacidade da rede, otimizada.  Desta forma, com mais eficiência de rede e otimização do uso da capacidade, todos ganham: quem aluga, vai alugar somente o que precisa e compartilhar seus custos operacionais com outras empresas que estão utilizando aquela capacidade.  

Perspectivas futuras 

Há benefícios também para a expansão do mercado. Se um provedor quiser começar a operar hoje, ele vai pesquisar a demanda em uma determinada região e, ao invés de implementar a infraestrutura, vai apenas alugar a infraestrutura naquela região. Isso significa que uma operação deste tipo pode ser rapidamente iniciada, sem a necessidade de altos investimentos. Do lado do provedor da rede, há a vantagem de atrair outros investidores, o que lhe permite acelerar a expansão de sua infraestrutura. E um ponto que é muito importante: com as redes neutras é possível reduzir o volume de cabos que passam pelos postes nas grandes cidades.  

Se há vantagens hoje, também já conseguimos vislumbrar utilizações futuras. As redes neutras devem evoluir, em um futuro próximo, para escoar também o tráfego das redes 5G. Com muito mais velocidade que as tecnologias celulares atuais, as redes 5G vão precisar das redes de fibra para escoar este tráfego.  

O fato é que o uso de redes neutras oferece um modelo de negócio vantajoso para todos os participantes do ecossistema. Os clientes reduzem seu risco financeiro ao trocar CAPEX intensivo por OPEX variável conforme o tamanho de sua base de clientes na rede e não ficam mais restritos apenas a geografia de sua cobertura proprietária. E os provedores atingem altos níveis de utilização e economia de escala em sua infraestrutura tornando seu negócio rentável. 

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])