Postado em 04 de Julho de 2023

A chamada Rede Definida por Software (SDN, na sigla em inglês) não é propriamente uma tecnologia nova, mas ainda gera muitos questionamentos. Ainda há no mercado muitos profissionais com receio dos projetos de implementação de redes deste tipo e isso acontece porque, mesmo não sendo tão novas, ainda há uma grande falta de conhecimento sobre seu funcionamento e, principalmente, sobre a solução de eventuais problemas. E isso se agrava ainda mais diante da falta de profissionais qualificados no mercado atual.   

Esse receio se estabelece porque a implementação de uma rede SDN requer uma série de habilidades técnicas específicas. Os administradores de rede, por exemplo, precisam ter conhecimentos de programação e em tecnologias de rede, além de compreenderem a arquitetura que permeia uma rede deste tipo. Nesse sentido, a falta de conhecimento técnico pode, sim, dificultar o processo de implementação e a solução de problemas.   

Ainda assim, trata-se de um modelo de rede que vem sendo procurado por empresas que estão buscando por redução de custos, principalmente de link. Imagine uma rede de varejo com mais de cinco mil pontos de venda, cada um com um link dedicado. Com a SDN toda essa estrutura passa a funcionar com links domésticos, muito mais baratos. A SDN também conta com o Single Glass Management, um painel único de gerenciamento que permite que um ajuste ou correção seja feito apenas uma vez para todos os pontos.  

O fato é que o software traz inteligência e flexibilidade muito maior, porque há controles externos que garantem visibilidade e possibilidade de trazer inovações em menos tempo. Além disso, ela traz também redução de recursos humanos para gerenciar e dar manutenção a essa rede. Não é preciso, por exemplo, contar com um profissional especializado na ponta. Tudo é feito via software.  

Com esses benefícios, o mercado conta hoje com uma série de fornecedores de soluções deste tipo. E, naturalmente, surgem dúvidas sobre qual solução escolher e quais as diferenças de uma para outra. Para esta definição, é importante que a empresa conheça os requisitos de sua rede e saiba aonde quer chegar com a implementação, levando em conta a compatibilidade com o legado e o investimento a ser feito. Uma escolha errada e os custos podem subir muito por conta da falta de escalabilidade e integração.   

Um dos primeiros pontos a levar em conta é que estamos falando de uma rede diferente das já existentes. Por isso, o processo de migração para uma rede SDN deve ser encarado como uma oportunidade de aplicar melhorias na rede legada. Só isso já indica que as redes precisam ser compatíveis, o que nem sempre ocorre. Fornecedores como a Cisco, por exemplo, trabalham com dados totalmente criptografados e outros não. Também  fornecedores que trabalham com pacotes fechados, tornando impossível acompanhar o tráfego a partir de outras ferramentas.  

Por tudo isso, a implantação de uma rede SDN em uma infraestrutura de rede existente pode ser um desafio significativo. Os administradores de rede precisam integrar a nova rede SDN com os dispositivos de rede já existentes, como roteadores e switches. Há também a segurança, um dos grandes pilares que estimulam a adoção de redes SDN e também a tornam um desafio a ser superado. Isso porque a SDN introduz novos pontos de acesso à rede, o que pode aumentar a vulnerabilidade a ataques cibernéticos. É importante implementar medidas de segurança adequadas, como autenticação e autorização de usuários, criptografia e monitoramento de rede.  

Outro fator importante que deve ser analisado é a escalabilidade, assim como a confiabilidade e a possiblidade de trabalhar com aplicativos públicos e aqueles desenvolvidos internamente, o que é comum no setor financeiro. Quando se fala em SDN, há um padrão de mercado, mas há um processo de customização e necessidades internas que devem ser levadas em conta. Alguns fabricantes colocam um SLA de 5 minutos de falha ao longo de um ano. Isso faz com que a escalabilidade seja outro desafio importante na implementação de uma rede SDN, que deve ser capaz de lidar com o aumento do tráfego de rede, dispositivos e aplicativos. A escalabilidade inadequada pode resultar em falhas na rede e interrupções do serviço.  

Juntos, estes fatores fazem com que a implementação de uma rede definida por software seja um desafio, mas que pode ser superado. Ao contar com um parceiro de serviços experiente e um fornecedor que tenha uma solução de SDN adequado as necessidades do seu negócio, o que é um obstáculo se torna uma jornada de modernização fluída e com inúmeros ganhos, com segurança, escalabilidade, robustez, redução de custos, entre outros.  

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])