Digitizeme Blog - Logicalis

Quais são as alternativas para a entrega do desempenho esperado?

Written by Acacia Castilho | 22/jan/2018 19:59:54

Atualizar a estrutura tradicional e avaliar contratação de serviços em cloud são as duas alterativas que o gestor de TI tem frente a busca de uma alta performance.

A estrutura tradicional existente na sua empresa já não entrega os recursos esperados – ou necessário – para o bom desempenho do negócio? Talvez seja a hora de estudar a adoção de cloud computing. Por mais que migrar toda a sua estrutura para a computação em nuvem talvez não seja viável, e provavelmente não seja a melhor alternativa, o momento em que seu parque tecnológico se aproxima da obsolescência é excelente para avaliar e planejar o futuro da sua TI.

O primeiro e mais importante passo diante desta situação é entender os motivos pelos quais a estrutura existente não entrega o desempenho desejado. O que falta é capacidade? O parque é muito antigo e o hardware já não atende aos requisitos de suas aplicações? As garantias estão vencendo e o fornecedor já não oferece mais suporte? Os recursos estão sendo mal gerenciados?

Independentemente da razão dos problemas, as duas alternativas que se apresentam ao gestor de TI são:

  • atualizar a estrutura tradicional on premises (investindo em hardware e licenças de software, conforme suas necessidades)
  • aproveitar o momento para avaliar a contratação de serviços em cloud para complementar o parque atual e até mesmo a migração de algumas aplicações para o modelo de nuvem.

 

Frente à realidade que se apresenta, em que a computação em nuvem mostra-se como um caminho sem volta, a recomendação é aproveitar o momento para começar a planejar (e testar) a migração para a nuvem. Um parceiro especializado em projetos de cloud computing fim a fim pode ajudá-lo nesse processo de decisão, definindo por onde começar e desenhando, a quatro mãos, um roadmap de migração. Com uma análise detalhada do ambiente e um planejamento estruturado de curto, médio e longo prazos, você não desperdiça recursos mantendo o que ainda vale a pena permanecer na estrutura tradicional, ganha em desempenho com a contratação de recursos adicionais e começa a transformar seu negócio digitalmente com a migração das aplicações necessárias para nuvem.