Digitizeme Blog - Logicalis

Saiba como sua área de TI economiza usando a nuvem

Written by Carlos Alves | 26/fev/2018 14:00:00

Gastos com suporte e manutenção ficam para trás com adoção de nuvem, uma vez que os investimentos de capital e o hardware próprio são substituídos.

Atualmente, 82% das empresas brasileiras possuem algum tipo de aplicação em nuvem, de acordo com o Brazil IT Snapshot, pesquisa sobre a adoção de tecnologia no mercado brasileiro, realizada anualmente pela Logicalis.  O número representa um recorde no nível de adoção desde a primeira edição do estudo, em 2013.

A popularização da da cloud computing tem entre suas principais motivações as promessas de redução de custos associadas a esse modelo computacional. Realmente, quando bem implementada, uma estratégia de cloud computing pode trazer incontáveis benefícios a um negócio - que vão desde vantagens operacionais e ganhos de eficiência, até a otimização e até mesmo eliminação de custos.

Quando uma organização opta por cloud computing como caminho para a transformação digital, já de imediato elimina os investimentos em bens de capital, o chamado capex. Isso porque passará a pagar pela infraestrutura de tecnologia como serviço, ou seja, os investimentos em TI tornam-se custos mensais. Além disso, ao substituir hardware próprio por recursos em nuvem, a empresa fica livre de gastos com suporte e manutenção, por exemplo. Isso sem levar em consideração a redução das perdas com a obsolescência e desvalorização do parque, que passa a ser responsabilidade do provedor de serviços.

Para completar o rol dos gastos eliminados com cloud, ao levar seu ambiente para a nuvem, uma empresa consegue reduzir o número de profissionais necessários para manter a sua estrutura, diminuindo expressivamente suas despesas com pessoal de TI.

Embora essas reduções de custos saltem aos olhos em um primeiro momento, vale destacar que, como qualquer projeto de modernização, também a migração para cloud computing precisa ser cuidadosamente avaliada. Entre as questões financeiras a serem avaliadas estão a forma como a empresa reporta seus gastos - entendendo se um aumento de opex e redução de capex é realmente interessante para seu negócio - e, claro, entender se os custos operacionais (Opex) cabem no seu orçamento.

Como sempre dizemos, a nuvem não é para tudo e nem para todos. Então, antes de pensar na (possível) redução de custos trazida pela cloud computing, é importante garantir que esse é o modelo ideal para sua empresa. Confira em nosso post se a nuvem é para você!