Digitizeme Blog - Logicalis

Sustentabilidade e redução de custos operacionais com IoT

Written by Carlos Simionato | 15/mai/2020 18:47:07

O uso da tecnologia no setor de energia contribui para que empresas tomem decisões mais inteligentes, econômicas e centradas no cliente

As aplicações de internet das coisas (IoT), como já comentamos outras vezes no Digitizeme, são incontáveis; assim como são diversos os benefícios que essa tecnologia pode trazer para as empresas dos mais variados setores. Um deles é uma gestão mais inteligente do consumo de energia, trazendo mais eficiência, reduzindo custos e diminuindo o impacto ambiental da operação.

A ideia é simples: por meio de sensores, é possível acompanhar, em tempo real, o perfil de consumo de energia de cada equipamento e, levando em consideração uma série de variáveis externas e regras de negócios, tomar decisões. Um exemplo simples que gosto de mencionar para tangibilizar esse pensamento e que mostra como alcançar uma economia significativa é o uso de sensores nos ambientes para detectar a presença de pessoas e, assim, reduzir a potência do ar-condicionado, ou apagar as luzes de um local quando ele estiver vazio.

No exemplo acima, a tomada de decisão pode ser feita por uma pessoa, após ser notificada pelo sistema sobre a inexistência de pessoas no ambiente, ou pelo próprio sistema que, dotado de inteligência analítica e com base em regras pré-definidas, pode enviar o comando para o ar condicionado ou a iluminação do local, fazendo a gestão dos dispositivos de forma autônoma.

Como disse antes, as aplicações são as mais variadas e podem beneficiar empresas de todos os portes. Ainda que, atualmente, trate-se de uma solução com um apelo maior para empresas de grande porte, nas quais o consumo de energia é um fator de grande relevância nos custos operacionais, a situação deve atingir outros perfis em breve. Até mesmo os usuários residenciais podem, em um futuro não muito distante, ter acesso a esse tipo de tecnologia, seja por meio de condomínios automatizados ou mesmo via ofertas de valor agregado das concessionárias de energia.

Assim como a internet das coisas vem beneficiando governos municipais e concessionárias de iluminação pública ao levar inteligência para a gestão da iluminação das cidades, a mesma tecnologia pode ajudar empresas e pessoas a reduzir o impacto ambiental e o peso da “conta de luz”. Mais uma prova de que a digitalização é a melhor ferramenta para uma sociedade mais responsável e eficiente.