Postado em 24 de Junho de 2021

A sigla ESG define a preocupação das empresas em três esferas: Environmental, Social and Corporate Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa, em português). O termo, cunhado no relatório da ONU “Who Cares Wins” em 2004, representa uma tendência que vem ganhando força no mercado desde iniciativas como o Eco92 e se torna cada vez mais crítico para um mercado que busca investir em companhias que possuem práticas para preservar os recursos ambientais, sociais e econômicos, e pode ter a tecnologia como sua aliada.

O ESG ilustra o compromisso com práticas mais sustentáveis e é uma tendência que invadiu as discussões do board das companhias. Uma pesquisa da Global Network of Directors Institutes (GNDI) sobre os reflexos da pandemia nos conselhos de administração e tendências globais mostra a importância das práticas, que foram impulsionadas por conta da Covid. O estudo apontou o ESG como a questão de maior impacto, seguida do reposicionamento dos negócios e maior competição por talentos.

Mas o que tecnologia tem a ver com as práticas ESG? A resposta é simples: ela é uma viabilizadora! Mais do que realizar estas iniciativas, é preciso comprová-las com indicadores de resultados e quantificação dessas ações, além de métricas de aumento das demandas, que tende a crescer ano após ano. O volume dessas ações e as exigências se tornam tão grandes que apenas com uso intensivo da tecnologia é possível reportar o quão bem ou mal a sua empresa está no mercado.

A tecnologia pode ser utilizada tanto na frente de estruturação dos processos e procedimentos envolvidos, quanto na frente de monitoramento destas atividades, com KPIs auditáveis. Com um trabalho consultivo e um olhar holístico e sistemático dos processos da empresa, é possível desenhar planos de ações para realizar as práticas ESG e identificar em quais áreas precisam ser atacadas do ponto de vista de sustentabilidade de negócio, impacto ambiental, social e de governança.

A veracidade dessas ações só pode ser autenticada a partir do rastreamento dessas iniciativas, com o uso, por exemplo, de IoT, Blockchain, Data Analytics, entre outras soluções, que devem ser adotadas e customizadas conforme a demanda da empresa.

Há diversas atividades que exemplificam o uso da tecnologia com foco nas práticas ESG, como: solução de crachás inteligentes que podem auxiliar na integridade do funcionário; privacidade de dados do paciente no hospital; rastreabilidade da cadeia de descarte de resíduos contaminados; eficiência de processos e melhor utilização de equipamentos a fim de diminuir o impacto no meio ambiente; programas de investimento em microempresas; entre outras possibilidades.

Além disso, a implementação de práticas de ESG exige uma governança sistemática e harmônica dentro do negócio e para conseguir isso, de forma auditável, é preciso ter integração de diferentes sistemas. Desta maneira, é possível comprovar a adesão a processos sustentáveis, que é o grande valor buscado pelas empresas que estão preocupadas com o tema.

Todas essas soluções que viabilizam as práticas precisam ser construídas a quatro mãos com empresas e integradores tecnológicos e, assim, conseguir desenvolver sistemas capazes de reduzir impactos ambientais e sociais, aprimorar a governança e permitir o monitoramento dos KPIs.

Essa tendência, que está começando a eclodir no país, também vem se tornando requisito para sobrevivência no mercado, que pode ser desenvolvida com parceiros que utilizam a disponibilidade tecnológica atual para esse fim - que conseguem desenhar, implementar e operar este tipo de solução, de acordo com a necessidade de cada tipo de negócio.

Por Marcello Albuquerque e Osvaldo Fabbro, diretores de Consultoria da Logicalis 

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])