Postado em 07 de Fevereiro de 2023

2023 será um ano desafiador para a indústria de TI. A fim de apoiar os líderes a superar os obstáculos ao longo destes doze meses, reúno aqui cinco tendências tecnológicas que serão estratégias neste ano e que podem impulsionar a entrega de resultados comerciais sustentáveis.  

Boa leitura!

Inovação digital e sustentabilidade  

Houve uma mudança significativa nas preocupações dos clientes em relação ao meio ambiente, com 85% dos consumidores globais dispostos a pagar mais por alternativas sustentáveis. Os consumidores não estão mais satisfeitos com a intenção de uma organização que promete "ficar verde". Este ano, os clientes vão querer ver uma ação transparente e demonstrável.   

Em 2023, a inovação digital em sustentabilidade e questões ambientais não será mais um pensamento secundário. As empresas procurarão cada vez mais os digital managed service providers (MSPs) para equilibrar os ganhos de eficiência com a economia de custos e, ao mesmo tempo, impulsionar uma maior sustentabilidade empresarial. Se tornará ainda mais evidente, no próximo ano, que a escolha do MSP certo para a transição para a nuvem reduzirá os custos de infraestrutura e energia, ao mesmo tempo em que fará um uso mais eficiente dos recursos.   

Cibersegurança  

Entramos em 2023 após uma série de ciberataques de alto nível e violações de dados, como a quebra de segurança do Uber em 2022. O aumento de ransomware e de ciberataques continuará a ser uma ameaça principal para organizações de todas as formas e tamanhos. No entanto, com a recessão iminente e a turbulência econômica subsequente, muitas empresas serão tentadas a apertar o cinto e cortar orçamentos de segurança cibernética, expondo-se assim a criminosos cibernéticos como alvos fáceis. 

O desafio da segurança cibernética em 2023 será manter e melhorar as defesas cibernéticas e, ao mesmo tempo, garantir uma abordagem econômica. A chave é a eficiência, que envolve simplificação e a comoditização. Este ano, veremos mais empresas procurando encontrar e aproveitar as habilidades e a ampla experiência dos especialistas em segurança para reduzir esses pesados custos de TI e melhorar sua postura de segurança. 

Carência de talentos  

O problema que os CIOs enfrentam em relação à força de suas equipes de segurança cibernética se tornará ainda mais desafiador em 2023. No ano passado, o Institution of Engineering and Technology estimou um déficit de mais de 173.000 trabalhadores no setor de  TI - em média são 10 funções não preenchidas somente em cada empresa britânica.  

A escassez de talentos tornou o recrutamento mais competitivo do que nunca. Os candidatos agora têm a vantagem, procurando por locais de trabalho que ofereçam melhores equilíbrios de trabalho-vida, trabalho híbrido ou flexível, e melhor remuneração. Em 2023 veremos uma grande tendência no uso de um MSP terceirizado especializado para segurança cibernética e outras funções específicas não comerciais.   

À prova de recessão - transição para Opex baseado no consumo 

Mudar para a nuvem é a maneira mais eficaz de reduzir os gastos de investimento, ou seja, mudar um centro de dados para uma despesa operacional que pode ser aumentada ou diminuída conforme necessário. Também continuaremos a ver o SD-WAN abrindo o caminho para o futuro do trabalho híbrido, com as empresas procurando oferecer uma conectividade ágil, econômica e uma experiência unificada para os funcionários. 

Este ano, continuaremos a ver o movimento em direção a serviços gerenciados à medida que a demanda por previsibilidade e flexibilidade aumenta, e a contínua escassez de talentos não mostra sinais de desaceleração. 

Encontrar o parceiro certo de Serviços Gerenciados será fundamental para apoiar o impulso que veremos para o SD-WAN e a nuvem - soluções cruciais para ajudar os clientes a navegar pelos desafios do mercado financeiro. 

Digital Workplace e sustentabilidade 

 A pandemia foi um catalisador maciço para que as organizações digitalizassem mais seus negócios, com interações de trabalho e colaboração de funcionários. Como resultado, os funcionários desfrutaram da ideia de trabalho remoto/híbrido, pois ela lhes proporciona flexibilidade e autonomia.  

O local de trabalho digital não vai desaparecer. Um relatório do Gartner destacou que 40% dos funcionários deixariam seu papel se seus empregadores tentassem impor um ambiente de escritório totalmente presencial. A continuidade da opção de trabalho remoto e híbrido garantirá que as organizações possam reter os melhores talentos de que precisam para prosperar, ao mesmo tempo em que oferecem práticas de trabalho mais sustentáveis, reduzindo as viagens de negócios e investindo em ferramentas de colaboração digital. 

Em conclusão, o ritmo de mudança que vimos no ano passado certamente continuará.  2023 será mais um ano de mudança de jogo, e estou ansioso para ver o progresso que poderemos arquitetar juntos. 

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])