Postado em 07 de Novembro de 2017

Um dos principais desafios que os executivos observam para a implantação de soluções e práticas de TI estão inseridas na cultura e nas pessoas, e não em questões técnicas.

Perguntamos na nossa pesquisa sobre práticas de TI, o IT Snapshot 2017, a respeito dos desafios que os executivos enxergavam para a implantação de soluções e práticas como cloud, segurança e continuidade de negócios. Não foi surpresa para nós verificar que as principais barreiras e desafios não estão na questão técnica, mas sim na cultura, nas pessoas e aspectos afins.

Há muito já se fala de change management e da importância de envolvimento das pessoas da organização nos projetos de TI. Mas algo me diz que ainda existe um espaço grande de aproximação entre a gestão tecnológica e a gestão de pessoas.

No Brasil, a taxa de penetração de celulares passou o índice de 100% em 2010 e hoje não precisamos mais destacar o quanto a tecnologia está incrustada no nosso dia a dia. Muito se fala do impacto do excesso de uso dos smartphones ou do comportamento virtual das pessoas.

Esse fato, a tecnologia como um aspecto indissociável do dia a dia das pessoas, e uma de suas derivadas, o uso das ferramentas e aplicações corporativas no dia a dia dos profissionais, me faz acreditar que existe um grande potencial de parceria e sinergia (ou fortalecimento delas, onde isso já acontece) entre as TIs e RHs corporativos.

O gestor de tecnologia é hoje, mais do que nunca, um gestor que influencia (e deveria saber influenciar) o comportamento dos profissionais. O gestor de pessoas é hoje, mais do que nunca, um gestor que influencia (e deveria saber influenciar) o uso de tecnologia pelos profissionais. A atuação conjunta dessas disciplinas organizacionais e a revisão (evolução?) de seus papeis podem ser fatores vitais no sucesso das empresas na tão comentada transformação digital. Por mais MPLSs e MBTIs conectados.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [{css={}, child_css={}, name=module_150575833299634, type=header, label=Header, smart_type=null, id=module_150575833299634, body={value=Posts Relacionados}}])