Postado em 17 de Fevereiro de 2022

A segurança cibernética é um dos maiores desafios que as organizações enfrentam atualmente, e os hackers e criminosos cibernéticos responsáveis por esses ataques estão se tornando cada vez mais sofisticados, sistemáticos e destrutivos.

Frente a este cenário, muitas soluções de segurança podem oferecer proteção e se tornam essenciais. Entretanto, à medida que o número de soluções de segurança aumenta, cresce também os desafios de gerenciamento. Isso inclui o suporte, a manutenção e os problemas de integração complexos com cooperação entre componentes diferentes.

Basta uma breve análise de alto nível no mercado de segurança para verificar que há um grande número de produtos e soluções “mágicos” disponíveis, projetados para eliminar ameaças específicas. No entanto, há muito pouco em termos de um ecossistema que suporte uma arquitetura de defesa em profundidade e que gerencie fim a fim todo o ambiente da empresa.

São poucas as organizações que têm uma estratégia de segurança abrangente ou processos e políticas de segurança adequados para o cenário de ameaças e padrões de uso de TIC atuais. A maioria das companhias gasta quantias consideráveis em tecnologia de segurança, mas sem possuir estratégias assertivas para o seu ambiente, físico e cultural, alinhado com os processos e políticas corretos – o que, consequentemente, acarreta em risco de sofrerem violações graves.

Para mudar este cenário, as organizações precisam trabalhar com especialistas que possam ajudá-las a entender a natureza das ameaças que enfrentam e os elos fracos em suas defesas, que oferecem aos criminosos maneiras fáceis de acesso. Isso significa examinar detalhadamente todos os aspectos da segurança de cada uma das perspectivas de tecnologia, processos e pessoas, a fim de identificar pontos fracos reais e potenciais. Assim, desenhar arquiteturas e políticas de segurança robustas e práticas adequadas.

Uma estratégia de segurança bem-sucedida é mais do que um produto ou serviço, é um processo. E assim como os métodos usados para ataque, ela nunca vai parar de evoluir. A única abordagem eficaz à segurança é uma abordagem holística e arquitetônica – que seja gerenciável, adaptável, resiliente e responsiva.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])