Postado em 08 de Agosto de 2023

A evolução tecnológica tem seu preço, em especial em redes industriais, consideradas o “sistema nervoso” da cadeia de produção, por serem responsáveis pelo controle e monitoramento de processos industriais e operações essenciais em vários setores.  

Essas redes suportam máquinas e aplicações que exigem alta disponibilidade, baixa latência e intolerância a falhas. Mas para garantir seu total controle é preciso “observability”, ou seja, “visibilidade”. Afinal, não se pode controlar o que não conseguimos ver. 

Ter visibilidade em redes industriais, portanto, é extremamente importante para garantir confiabilidade e eficiência das operações em uma fábrica ou planta industrial. É contar com a capacidade de coletar, analisar e interpretar dados da rede em tempo real.  

Isso permite que TI e TA monitorem o bom funcionamento da rede e tenham visibilidade por completo do fluxo de dados, independente do tipo de hardware, protocolos, SOs, etc. E dessa forma identifiquem possíveis falhas ou problemas existentes e futuros de forma rápida, e assim poder tomar medidas preventivas para evitar lentidão, paradas não programadas ou até mesmo interrupções na produção. 

O fantasma da interrupção da produção 

Se uma rede industrial falhar ou for comprometida por um ataque cibernético, por exemplo, pode resultar em interrupções nas operações, perda de produtividade, danos materiais e até mesmo riscos à saúde e segurança dos funcionários. 

Mas garantir a segurança de redes industriais é um desafio complexo e contínuo, especialmente quando abriga tecnologias como IoT e Inteligência Artificial (IA). Um dos mais preocupantes é a ampliação significativa da superfície de ataque, ao inserir dispositivos IoT e sistemas de IA em uma rede industrial, porque aumenta a quantidade de pontos vulneráveis. 

Sem contar que a grande quantidade de dados gerados por dispositivos IoT e sistemas de IA pode tornar difícil monitorar e detectar ameaças cibernéticas em tempo real. Além disso, é preciso conscientização da importância do uso de senhas fortes e regras de autorização para conexão de dispositivos na rede. 

Garantir segurança e disponibilidade em redes industriais, sem dúvida, é prioridade essencial, considerando que a interrupção da produção pode ter impacto significativo, tanto financeiros quanto na imagem da empresa. Por essa razão, é muito importante investir em visibilidade e em medidas preventivas de segurança cibernética para minimizar riscos e estar preparado para reverter o quadro rapidamente com respostas imediatas. 

União de forças é tendência 

Uma rede OT (Operational Technology) é uma rede de comunicação que interconecta dispositivos e sistemas de controle e automação industrial em uma fábrica ou instalação industrial. Essa rede é responsável por controlar e monitorar processos e operações críticas em tempo real, como produção, manutenção, controle de qualidade e segurança. 

Vale ressaltar que as redes OT são diferentes das redes de TI, que lidam com a transmissão de informações administrativas e de escritório. As redes OT operam em ambientes industriais, onde a conectividade entre os dispositivos é essencial para a operação segura e eficiente da fábrica. 

Porém, a integração de redes OT e TI é cada vez mais vantajosa, pois permite que as informações de processos industriais e operações críticas sejam compartilhadas com sistemas de gestão empresarial e outras aplicações de TI. 

Dessa forma, é possível agilizar tomadas de decisão de maneira mais assertiva e em tempo real sobre o desempenho operacional e a produção da empresa. Além disso, obter melhoria da eficiência operacional e, fundamentalmente, maior visibilidade e controle de tudo. 

Mas para tomar essa decisão de integração, é importante construir uma jornada de evolução junto com um parceiro experiente e de extrema confiança para a conquista de segurança, bons resultados e melhor experiência do usuário. 

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])