Postado em 03 de Maio de 2022

Já não é novidade o quanto o uso da IoT dentro das organizações pode ajudar na redução de custos e aumento de produtividade, por exemplo. A sua adoção vem ganhando força no mercado e também novos objetivos, como é o caso da implementação da tecnologia como apoio de ações de sustentabilidade, ajudando empresas a cortar e compensar a emissão de gases que podem gerar mudanças climáticas e utilizar de maneira mais eficiente os recursos naturais.

Recentemente, mais de 200 empresas, entre elas Pepsico, Scania e HP, ingressaram no Carbon Pledge para se tornarem “net zero” até 2040. Dados do IoT Signals da Microsoft apontam que 34% das organizações entrevistadas priorizam suas metas de sustentabilidade como parte de seu progresso em 2022; e 47% espera atingir carbono zero até 2025.

O estudo ainda mostra que 73% das empresas com metas de sustentabilidade de curto prazo enxergam que os projetos de IoT são muito importantes para atingir esses objetivos. Os projetos de Internet das Coisas otimizam o uso de recursos naturais, o que acaba contribuindo para as iniciativas de sustentabilidade.

Otimizar o uso de água e energia

Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization) e a ONU, a agricultura é o setor responsável pelo maior consumo de água no mundo, cerca de 70% de toda a água consumida. O segmento também é o que mais tem planos concretos de investir na tecnologia no Brasil, de acordo com o IoT Snapshot 2022. Este dado está intrinsicamente correlacionado aos benefícios da internet das coisas, que pode ajudar a criar soluções mais eficientes para controle de uso, provendo informações em tempo real sobre irrigações, clima (previsão de chuvas) e disponibilidade de recursos no local para otimizar o uso da água. Além disso, é possível usar dispositivos conectados e inteligentes para medir outros índices, como temperatura, níveis de acidez do solo para tornar a produção mais eficiente.

Os projetos de IoT também permitem reduzir desperdício e o consumo por meio de sensores que automatizam o gerenciamento do uso de energia. Eles proporcionam um controle mais inteligente. Por exemplo, uma empresa pode comprar energia de acordo com o uso real das suas instalações. Isso traz um impacto financeiro e para o meio ambiente.

Alavancando a marca no mercado

Outro benefício que pode ser obtido está relacionado com a percepção que o consumidor tem sobre uma marca. Cada vez mais as pessoas priorizam o consumo de produtos e serviços de empresas engajadas com iniciativas sustentáveis e a IoT acelera a maneira como essas organizações podem atingir metas estipuladas. Isso pode se tornar uma vantagem competitiva nos próximos anos.

As empresas precisam investir em sustentabilidade, não só por questões relacionadas com redução de custos, aumento de produtividade ou incremento de geração de receita, mas para criar um ecossistema sustentável onde haja equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente. E a Internet das Coisas é uma poderosa ferramenta para as organizações governamentais e privadas atingirem seus objetivos de maneira mais rápida e eficiente.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])