Digitizeme Blog - Logicalis

Como levar aplicações legadas para o futuro e transformar o seu negócio

Written by Eduardo Terzariol | 12/mai/2021 18:00:00

Avaliar o ambiente é a primeira etapa para descobrir como explorar todo o potencial que a arquitetura de nuvem pode proporcionar ao negócio. É preciso identificar quais aplicações legadas já não suportam mais as demandas do negócio e que terão de ser reescritas para que estejam prontas para a cloud e alinhadas à transformação digital.

Esse movimento é estratégico porque tecnologias legadas complexas criam uma barreira que impede o crescimento. Para superá-la, o melhor caminho é o AppModernization, um serviço que leva a aplicação legada para o futuro. E assim a empresa maximiza oportunidades e vantagens competitivas.

Na jornada de modernização, é possível simplesmente transferir para a nuvem aplicações que estão rodando no data center, no modelo on-premise, sem qualquer atualização? Sim. Mas pode não ser a melhor estratégia porque nem sempre uma aplicação legada, sem transformações, terá o mesmo desempenho na nuvem.

Para extrair todas as possibilidades que a nuvem oferece, as aplicações devem ser desenvolvidas para cloud. Por isso, é necessária uma estratégia de migração estruturada, sendo uma delas através da modernização de aplicações, ou seja, a reescrita de aplicações. E essa reescrita será sempre apoiada nos objetivos da empresa, inserida em uma estratégia de modernização com foco nos negócios para maximizar valor.



Precisa reescrever tudo?


Apesar de todos os benefícios proporcionados pela modernização das aplicações, muitas empresas ainda não conseguem evoluir seus sistemas legados. Temem impactar o negócio com perdas estratégicas e ainda que os custos fiquem alto demais para a operação.

Reescrever aplicações nunca foi tarefa simples, requer muita habilidade e conhecimento em tecnologia para que tudo corra bem. Contudo, hoje existem recursos que a cada dia vem simplificando essa transformação. Assim, o processo agora é mais ágil e pode caber no orçamento.

O primeiro passo é refletir sobre o custo de manter uma aplicação que já não atende aos objetivos de negócio. Por que continuar com esse desperdício? No médio prazo, o custo de reescrevê-la já terá sido compensado, sem contar com o ganho obtido com a evolução do negócio no ambiente da nuvem.

Por outro lado, as aplicações legadas que funcionam bem, que ainda geram escalabilidade e suprem as necessidades do negócio não precisam ser transformadas. Somente aquelas que se tornaram gargalos de negócios, impedindo evoluções, gerando custos desnecessários. E, além disso, muitas vezes não é preciso migrar tudo o que a aplicação usa para ela funcionar, e sim somente partes dela.

Por essa flexibilidade, a modernização de aplicações pode beneficiar empresas de todos os portes, atuantes em variados setores da economia e aplicada em um modelo de arquitetura híbrida (on-premise + nuvem), com a reescrita das aplicações que precisam migrar para nuvem, preservando as que ainda funcionam para o negócio no conceito on-premise.

Alguns benefícios da modernização

Escalabilidade, segurança, flexibilidade, produtividade, evolução, base para atualizações futuras, redução de custos operacionais, alta performance e muito mais são os ganhos proporcionados logo após a decisão de levar as aplicações legadas para a nuvem.

Afinal, as empresas investem na modernização para formar uma base capaz de viabilizar os objetivos de negócio. Hoje, mais do que nunca, as inovações foram aceleradas com o avanço da transformação digital, tornando essenciais as atualizações. A modernização do sistema legado capacita o departamento de TI para promover evoluções e inovar de maneira ágil.

Com aplicações modernas, rodando em nuvem, há ganho significativo de produtividade e performance de times. Estudo da Forrester mostra que atualizar os aplicativos legados aumenta a produtividade da equipe de desenvolvimento em até 40%. Isso porque passam a ter acesso a melhores recursos e alta tecnologia de nuvem.

É hora de modernizar!