Postado em 05 de Dezembro de 2023

Imagine a possibilidade de entrar em uma loja com o seu celular na mão e, utilizando o aplicativo da loja, identificar para cada item de sua lista de compras, status do estoque, alternativas equivalentes e localização do produto dentro do ambiente. Tudo isso de forma integrada com um sistema de check-out que permite que você faça o pagamento dos itens diretamente pelo celular e sem precisar enfrentar filas. 

Sim, todas essas possibilidades de automação e experiência fluída do consumidor dentro da loja é uma realidade, que pode ser difundida em grande escala com o uso de redes 5G privada.   

Devido a pandemia e as mudanças dos hábitos de consumo das pessoas, as lojas físicas de varejo ainda enfrentam dificuldades para competir com a conveniência e a velocidade do comércio online. Esse cenário tem forçado os varejistas a reinventarem as suas estratégias para se tornarem relevantes e trazerem os consumidores de volta.  E embora hoje a experiência do cliente na loja física ainda seja muito semelhante ao que se praticava há uma década, estamos muito próximos de uma disrupção, com a transformação das operações do varejo, proporcionando ao consumidor experiências mais interativas e envolventes, graças ao uso do 5G. 

Com o uso de redes 5G, o varejo poderá inovar em grande escala e com maior granularidade. Abaixo, compartilho seis inovações tecnológicas que serão impulsionadas com o uso do 5G:    

1) Hiper personalização de promoções: o uso da Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning passa a ser difundido em grande escala com o uso de 5G. Com o uso dessas tecnologias, os varejistas podem personalizar promoções e aumentar a satisfação do consumidor. Por exemplo, uma grande rede de cafeterias utiliza IA para enviar promoções personalizadas quando acredita que um cliente está se aproximando do momento de fazer um novo pedido. O aplicativo da cafeteria registra os pedidos anteriores, localização onde pedido foi feito e onde foi retirado, horário da solicitação e diversos outros dados e, dessa forma, a cafeteria consegue prever quando o cliente irá comprar o próximo café, além de enviar ofertas personalizadas no momento certo. 

2) Experiência de compra envolventes: os varejistas já começaram a utilizar soluções de realidade aumentada para criar experiências de compra mais envolventes. Por exemplo, uma empresa varejista de móveis criou um aplicativo para celular que mostra como os móveis ficariam no ambiente do cliente utilizando realidade aumentada. Isso alivia um pouco o stress da compra, trazendo mais confiança aos seus clientes de que os móveis ficarão lindos e perfeitos em suas casas. Essa experiência pode ser expandida para os mais diversos lugares e regiões do país com o uso do 5G, que suporta o nível de conectividade maior e mais robusta para suportar o nível de granularidade de informações necessárias para criar experiências super personalizadas e envolventes antes mesmo do cliente entrar loja como, por exemplo, utilizar uma grande tela e um conjunto de câmeras na vitrine que recria em tempo real os clientes que passam na frente da loja utilizando as roupas que estão expostas nos manequins. 

3) Jornada de compra otimizada:  5G também ajudará a redefinir como os clientes interagem com os produtos e com os vendedores. Com a alta capacidade de recepção de dados e conectividade, a rede 5G irá proporcionar a expansão em grande escala a captura de dados via sensores e câmeras, que acompanham toda a jornada dos clientes dentro da loja, por quais corredores mais passam, em que parte ficam mais concentrados e, até mesmo, em quais produtos eles mais param. Essas informações coletadas não só ajudam as empresas a ficarem atualizados sobre as tendências de compra dos seus clientes, como podem ajudar a empresa a fazer otimizações na disposição física do ambiente, gerenciar melhor o seu estoque e alocação de colaboradores, ou, até mesmo, oferecer informações personalizadas por meio de sistemas de digital signage ou pelo aplicativo da própria loja.  

4) Pagamento sem contato: com a ajuda de câmeras de vídeo, sensores e Inteligência Artificial será possível eliminar as longas filas de checkout com a criação de caixas sem contato que melhoram drasticamente a experiência do cliente. Com isso os compradores só precisam escanear um QRCode na entrada da loja e o valor das compras será calculado automaticamente à medida que os itens são adicionados ao carrinho de compras, bastando o cliente o sair da loja para que o pagamento seja realizado automaticamente utilizando o cartão de crédito vinculado com o aplicativo da loja. Essa automação pode ser expandida em todas as regiões do Brasil e proporcionar a mesma experiência com o apoio da rede 5G, que traz maior robustez e conectividade.  

5) Unidades Pop-Up: o 5G permitirá fornecer conectividade rápida, confiável e segura de forma temporária para as lojas em qualquer lugar que seja necessário e a qualquer hora. Neste cenário, lojas do tipo pop-up podem surgir (e desaparecer) rapidamente em qualquer lugar, seja em eventos sazonais como festas e festivais ou regiões de veraneio ou até mesmo em emergências onde as pessoas ficam impossibilitadas de se deslocarem grandes distancias para fazer compras. 

6) Melhor eficiência operacional: soluções de gerenciamento de estoque, operações da loja, gestão elétrica e térmica e produtividade dos funcionários são alguns exemplos de como o 5G pode ajudar a melhorar a eficiência e captação de dados em diferentes ambientes e localidades, com maior granularidade e rapidez. Por exemplo, uma combinação de câmeras e sensores inteligentes pode ser utilizada para notificar de forma automática e em tempo real a necessidade da reposição de um produto ou a falta de estoque, além das tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada que podem ser utilizadas para aprimorar o treinamento e ajudar a melhorar o desempenho e produtividade dos colaboradores graças a uma conexão rápida e robusta da rede 5G. 

Todas essas inovações já existem, mas são implementas de maneira pontual. A escalabilidade delas está cada vez mais próxima com a implementação das redes 5G privada. Por isso, em um mercado com consumidores cada vez mais exigentes com relação a sua experiência, o varejista que tiver estratégias de rede 5G privada sairá na frente.  

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])