Postado em 13 de Junho de 2023

Hoje, basta um toque na tela do smartphone para fazer compras, pagar contas ou consultar o último extrato bancário, e todas essas facilidades são apenas a ponta do iceberg do que está por vir. À medida que a cobertura das redes 5G se expande, o setor de serviços financeiros deverá aproveitar esse potencial, o que implicará em uma grande evolução de como usamos – e gerenciamos – o nosso dinheiro. 

Quando analisamos a nossa relação com as instituições financeiras, percebemos que não houve mudanças muito significativas ao longo dos últimos anos. Entretanto, com a chegada das redes 5G essa relação está preste a mudar, pois a tecnologia permitirá, com a baixa latência e alta largura de banda, que as instituições financeiras tradicionais se tornem altamente interativas e utilizem informações processadas praticamente em tempo real para oferecer uma melhor experiência para os seus clientes.  

Mas essa evolução só será possível com o desenvolvimento de um ecossistema baseado em: computação em nuvem, computação de borda, visão computacional, realidade de virtual, machine learning e muitas outras novas tecnologias que estão sendo alavancadas pelo 5G. 

O futuro começa agora 

O futuro de toda a indústria de serviços financeiros é claramente digital, especialmente considerando a inteligência e a conectividade que fazem parte da Internet das Coisas (IoT). Para se preparar para essa evolução tecnológica, as instituições precisarão acompanhar de perto as tendências e inovações e, obviamente, as expectativas dos usuários quanto a elas. 

Isso quer dizer que as empresas irão precisar olhar cada vez mais para a rede 5G, pois é a partir dele que será possível criar os "Smart Banks" - grandes centros de inovação tecnológica que visa acelerar o desenvolvimento de novos recursos tecnológicos, que parecem, muitas vezes, terem saído de um filme de ficção cientifica. Reconhecimento facial, atendimento via realidade virtual, interações no metaverso, hiperpersonalização dos clientes e atendimento com suporte de Inteligência Artificial são algumas das possibilidades.   

Potências de uso do 5G 

Essa junção de tecnologia e ecossistema de desenvolvimento abre brecha para pensarmos nas possibilidades de impulsionar ainda mais a experiência do usuário. Imagine ir a sua agência bancária e ter uma experiência completamente imersiva? Um cliente poderá, por exemplo, permitir que a instituição financeira utilize dados biométricos como reconhecimento facial para confirmar a sua identidade. Ao se dirigir a um caixa, os dispositivos conectados através do 5G podem identificar e fornecer todas as informações da conta do cliente, tudo isso aliado ainda com recomendações de produtos e serviços adequados para esse cliente naquele momento. Além disso, existe também o viés de segurança e proteção contra fraudes, uma vez que os caixas eletrônicos possuem esse reconhecimento facial opcional, as instituições podem identificar se um usuário não autorizado tentar acessar a conta, bloquear a transação e capturar imagens do ladrão. 

Ainda falando em caixas eletrônicos, eles também irão ficar muito mais inteligentes com o 5G, como, por exemplo, a possibilidade de transformar as informações da tela com base no cliente que está utilizando. Ou seja, se uma pessoa de 60 anos terá uma experiência de uso totalmente diferente de uma pessoa de 20. 

E as possibilidades não param por aí. Com o 5G, as agências bancárias não precisarão mais depender de um endereço físico, uma agência bancária pode simplesmente "aparecer" em qualquer lugar onde haja conectividade de rede disponível. Isso permitirá aos bancos terem agências itinerantes que podem ser levadas para grandes eventos, para regiões que tenham alta demanda de clientes em determinadas épocas do ano (como uma região de praias no verão) e para lugares mais remotos, como zonas rurais e cidades do interior do país, democratizando o acesso aos serviços financeiros. 

Com esses exemplos fica fácil afirmar que o futuro das instituições financeiras será cada vez mais descentralizado e próximo dos clientes, seja em uma agência na esquina da sua casa ou no celular que está no seu bolso. E isso só será possível com as inovações desenvolvidas a partir da mobilidade que o 5G proporciona. Por isso, as instituições financeiras devem estar preparadas para aproveitar essa oportunidade única de revolucionar o setor para sempre. 

5G

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])