Postado em 17 de Dezembro de 2024

Por Fabio Jardim, gerente de Networking da Logicalis, Paulo Spaccaquerche, presidente da ABINC, e Yassuki Takano, diretor de Consulting Services da Logicalis

O 5G é uma das grandes promessas e expectativas quando o assunto é tecnologia de conectividade. A rede de quinta geração se credencia com a capacidade de conectar pessoas e máquinas de maneira unificada, com altíssima escala e capacidade. 

Com a possibilidade de construção de redes privadas a partir do uso de 5G, a tecnologia se torna também protagonista em comunicação dentro das companhias e não apenas como uma rede de comunicação pública.  Entretanto, o IoT Snapshot 2024 – estudo da Logicalis que apresenta um panorama da adoção de IoT no mercado latino-americano – mostra que apesar da relevância da tecnologia, ainda existe uma falta de clareza quanto ao uso dela para suprir uma real necessidade de negócio das empresas. 

De acordo com o relatório, 47% dos respondentes atualmente têm expectativas altas ou médias em relação à implantação e uso de 5G. Em um horizonte de 3 a 5 anos, as expectativas altas ou médias chegam a 77%.  Apesar da relevância, ainda existe uma falta de clareza das possibilidades e dos ganhos do uso da tecnologia, sendo apenas 10% dos respondentes com clareza de como extrair valor com o uso de 5G; e 35% com alguma clareza. Em outras palavras, o conhecimento de como usar a tecnologia não é claro para identificar valor nos projetos. 

Essa dicotomia entre expectativa e conhecimento mostra que há grandes desafios, mas, por outro lado, oportunidades interessantes - ao melhorar o conhecimento sobre a arquitetura, o funcionamento e as possibilidades (principalmente em aplicações casos de uso de negócios) do 5G, o potencial de aplicação da tecnologia é intensificado. 

Na nossa visão, o 5G se mostra como uma tecnologia muito versátil por um conjunto de características:  

  • Ele permite o slicing de rede – a criação de diferentes camadas com parâmetros de serviços diferentes dentro de uma mesma cobertura; 
  • Ele possui uma tríade de características técnicas: 
  • Conexões massivas (na ordem de centenas de conexões), que permite a integração de quantidades grandes de aparelhos móveis, sensores, equipamentos etc; 
  • Alta velocidade (em Gbps), possibilitando transmissões de grandes quantidades de dados, como vídeos em 4K; 
  • Baixa latência (na ordem de milissegundos), que é propícia para usos que requerem tempos de resposta muito rápidos (como telemedicina ou controle remoto de veículos); 
  • A combinação do slicing com as conexões massivas, alta velocidade e baixa latência faz do 5G uma tecnologia muito adequada para uma plataforma flexível de IoT, pois pode atender diferentes tipos de aplicações com uma tecnologia só: 
  • Existem tecnologias de conectividade com features mais específicas – que para um conjunto mais focado de aplicações podem até ser mais viáveis; 
  • O 5G pode ser encarado como uma plataforma mais flexível para um leque mais amplo de aplicações. 

A versatilidade e o poder de combinação de 5G e IoT, potencializa, dentre outras possibilidades, o avanço da digitalização da indústria (conceito de indústria 4.0), no qual espera-se a combinação de diferentes tipos de soluções simultaneamente. Podemos citar aqui soluções como Automated Guided Vehicle (AGVs), robótica e automação pervasiva, realidade aumentada (aplicações de vídeo imersivo e em tempo real), telemetria massiva, aplicações de segurança de colaboradores, entre outras. Este tipo de solução permitirá uma maior eficiência operacional e com isso competitividade das empresas que adotarem o 5G no médio / longo prazo. 

A formatação de casos de uso em que as tecnologias tragam otimizações a ponto de fazerem o business case se mostrar viável parece ser o segredo para impulsionar a adoção acelerada dessas tecnologias – mas a combinação de negócios e tecnologia tem se mostrado mais complexa que o previsto.  

O uso associado de 5G com IoT para digitalização de soluções possui grandes oportunidades, mas apresenta desafios que precisam ser endereçados pelas organizações – conhecimento das características das tecnologias e benefícios para os negócios, além de outros como resistência a mudanças – para que esses potenciais se transformem em ganhos tangíveis. 

 Acesse IoT Snapshot 2024 para esta e outras análises.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [{body={value={associatedBlogIds=[], avatar=https://3391623.fs1.hubspotusercontent-na1.net/hubfs/3391623/Desenvolvimento/Blog-2017/Autores/_MG_4173.jpg, bio=Diretor de Consultoria, cosObjectType=BLOG_AUTHOR, created=1509036918716, deletedAt=0, displayName=Yassuki Takano, email=yassuki.takano@la.logicalis.com, facebook=, fullName=Yassuki Takano, gravatarUrl=https://app.hubspot.com/settings/avatar/d4e8d00a2124886b4a6e486614a7f8d7, hasSocialProfiles=true, id=5407274066, label=Yassuki Takano, linkedin=https://www.linkedin.com/in/yassuki-takano-630179/, livePosts=25, name=Yassuki Takano, portalId=3391623, slug=yassuki-takano, status=active, translations={}, twitter=, twitterUsername=, updated=1709832263590, website=http://www.la.logicalis.com}}, child_css={}, css={}, id=second_auth_selector, name=second_auth_selector, order=2, styles={}, type=choice}])