Postado em 23 de Agosto de 2022

A conexão entre pessoas, máquinas e equipamentos em escritórios, indústrias e residências saltou da imaginação, apresentada brilhantemente no desenho Jetsons, para a realidade, em que aparelhos inteligentes, munidos de sensores, conectados a ferramentas e softwares com Inteligência Artificial transformaram para sempre a sociedade. É a Internet das Coisas (IoT), que ganha cada vez mais força no mundo digital.

O estudo IoT Snapshot 2022, em sua quinta edição, realizado pela Logicalis, mostra a trajetória evolutiva da tecnologia. Ela vem ocupando posição relevante na estratégia de variados setores, proporcionando visibilidade, eficiência e mais segurança aos processos e gerando valor.

As cidades inteligentes, as lojas autônomas, a transformação digital na industria, o monitoramento remoto de pacientes, são bons exemplos da aplicação de tecnologias de IoT, que permite reduzir gastos desnecessários, e traz melhoria signifucativa na qualidade de vida da população,simplifica o dia a dia das pessoas. Este avanço, seja com PoCs (provas de conceito), projetos-piloto ou iniciativas em produção, está em curso de expansão na América Latina.

Especialmente no Brasil, 57% das empresas já possuem pelo menos uma iniciativa de IoT. O estudo avaliou ainda que entre 2018 e 2019, a tecnologia cresceu de 32% para 35%; e de 2019 para 2021, saltou de 35% para 57% em solo nacional.

Entre os segmentos mais avançados no uso da IoT no país, o de Manufatura ocupa o topo, com fatia de 52% entre os participantes. Não é de se estranhar que a indústria seja o setor mais maduro no uso dessas soluções, justamente pelo seu histórico de automação e do costumeiro uso de computadores no chão de fábrica. Habituadas a recorrer à tecnologia para aprimorar seus processos, essas empresas buscam agora dar um passo à frente, usando as soluções de IoT para conectar máquinas e sistemas existentes a plataformas de IoT gerando valor a dados inexplorados até então.

Essa abordagem permitirá às companhias coletar dados, que se bem trabalhados, são capazes de fornecer insights essenciais para ampliar a eficiência operacional. Trata-se, portanto, de integrar fontes de dados, transformá-los em informação e garantir otimizações.

Não por acaso, o ganho em eficiência operacional encabeça a lista de benefícios da Internet das Coisas, citada por 68% dos entrevistados brasileiros, seguida por Produtividade/Agilidade com 58%, e Inteligência, visibilidade ou suporte à tomada de decisão, apontado por 46%.

Não fossem os impactos econômicos gerados pelo cenário pandêmico, o avanço da IoT teria sido mais expressivo, sugere a pesquisa. Foi o que os participantes deixaram claro ao citar a viabilidade financeira (44%) como um dos inibidores da sua adoção.

A cultura organizacional é outro ponto inibidor detectado, já revelado na edição anterior da pesquisa. Afinal, é um desafio ligado a mudanças que a inovação provoca em processos, rumo à modernização do negócio e, consequentemente, nos modelos de trabalho, que podem gerar resistências.

Contudo, ainda assim, os investimentos seguirão seu curso em 42% das empresas, que pretendem fazer novos investimentos em IoT nos próximos 18 meses. Quando comparado o volume de investimento em 2021 com o realizado em 2020, 46% dos entrevistados brasileiros apontam crescimento de valores aplicados na tecnologia. O agronegócio e mais uma vez a indústria no Brasil se destacam como os setores que possuem mais planos concretos de investimentos, com 50% e 49%, respectivamente.

Muitos avanços prometem revolucionar ainda mais o mercado e a sociedade com o avanço da adoção de IoT (e também de data analytics) promovendo inovação em variados setores da economia, como na indústria, ao trazer mais segurança em ambientes críticos, automatizando processos e protegendo colaboradores de acidentes de trabalho. Sem dúvida, IoT é uma evolução sem volta, uma locomotiva de inovação irrefreável, essencial aos mais variados tipos de negócio.

IoT

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])