Postado em 01 de Agosto de 2024

As soluções de videoconferência são essenciais nos ambientes corporativos modernos. Apesar da alta demanda, muitas empresas ainda utilizam sistemas legados em ambientes híbridos, com infraestrutura de rede mínima que compromete a qualidade da conexão e a experiência do usuário. 

O custo é frequentemente o principal obstáculo que impede a atualização necessária desses ambientes, desencorajando gestores de TI a realizarem as melhorias esperadas pelas áreas usuárias de suas empresas. Sob certo aspecto, essa preocupação é compreensível. Afinal, adquirir equipamentos para salas de videoconferência de maneira tradicional implica em desafios como a necessidade de aprovação de capital para investimento ou obtenção de financiamento com juros de mercado, decisões sobre depreciação de ativos, e arcar com os custos contínuos de manutenção e atualização, sem considerar possíveis necessidades de expansão futura do ambiente. 

Atualmente, esse quadro de desafios deixou de ser um obstáculo. Assim como outras tecnologias, agora é possível adquirir soluções completas de videoconferência como serviço. Um exemplo é o Logicalis CaaS (Collab as a Service), que atende às necessidades do mercado de TI em ambientes híbridos, oferecendo equipamentos Cisco sem exigir um desembolso inicial grande. 

Com contratos de prazo determinado, os clientes podem pagar uma taxa mensal pelos serviços adquiridos. Financeiramente, esse modelo permite uma implementação rápida da solução, sem necessidade de ter em caixa o valor a ser investido, além de previsibilidade nos gastos recorrentes dentro do orçamento. Além disso, não impacta o balanço patrimonial da empresa, pois não há depreciação de ativos. 

A flexibilidade do CaaS permite que os clientes personalizem os serviços contratados conforme demandem suas operações de TI, incluindo serviços como instalação física, configuração lógica, gerenciamento contínuo, suporte dedicado ao usuário ou ainda, projetos específicos para ambientes de videoconferência, além dos equipamentos em si, incluindo manutenção de hardware durante e após a garantia, com suporte e substituição de equipamentos, quando aplicável. 

Do ponto de vista operacional e de negócios, o modelo também oferece escalabilidade para a solução que seja inicialmente implementada. Os clientes podem facilmente expandi-la para novas salas ou infraestruturas adicionais devido a aberturas de unidades ou filiais, sempre sob a ótica de previsibilidade financeira. 

Um benefício adicional é a gestão responsável do descarte de equipamentos pela Logicalis, assegurando conformidade ambiental e práticas sustentáveis de acordo com normas regulatórias e melhores práticas de ESG

Comparado aos modelos de investimento tradicionais (Capex), o modelo de serviço (Opex) oferece vantagens significativas, como previsibilidade de custos, escalabilidade sem surpresas e eliminação de preocupações com gerenciamento de garantias e operações, o que o torna altamente atrativo, com custos competitivos em relação às taxas de mercado. Diante desse cenário, não seria o momento ideal para considerar uma solução de videoconferência totalmente baseada em serviço? 

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])