Postado em 03 de Novembro de 2022

Como é um negócio sustentável? É aquele que prioriza a responsabilidade corporativa e atende aos requisitos regulamentares em benefício da sociedade. É aquele que procura atender ou superar as normas legislativas relacionadas às operações e segue as melhores práticas onde tais normas não existem. É aquele que pensa em seu impacto na comunidade, na economia e no planeta - e procura fazer com que isso seja positivo.

Ser um negócio sustentável é algo pelo qual todas as organizações devem se esforçar, especialmente dado o maior foco na redução dos efeitos da mudança climática. É claro que negócios sustentáveis não se trata apenas de como as empresas funcionam, mas também do que elas fazem pelas pessoas, dentro e fora da empresa, assim como pela sociedade como um todo. Trata-se de assumir um compromisso e fazer a diferença.

Com a estratégia correta e uma mentalidade proativa, ser uma empresa responsável também tem o poder de beneficiar as organizações e oferecer um valor significativo, porém sustentável, para todos os envolvidos. Em outras palavras, faz sentido em nível pessoal, global e empresarial. Mas antes que as empresas possam tirar vantagem de ser um negócio responsável, elas devem assumir o comando e agir.

Assumindo o comando

A jornada para se tornar um negócio sustentável começa com planejamento, sustentado por conversas e educação sobre o que pode ser feito e o que é viável para você como uma organização. Afinal de contas, cada empresa é singular e o que funciona para uma não funcionará para as outras. Mesmo aquelas que são semelhantes em escalas e setor podem achar que diferentes abordagens são igualmente eficazes.

Para isso, é necessário que as organizações coloquem em prática uma estratégia que identifica três pilares principais para uma estratégia de negócios sustentável - pessoas, comunidades e planeta. Sob cada um deles, são definidos objetivos e métricas, alinhadas com as Metas de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) e os principais domínios de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG).

Afinal, medir esforços é a única maneira de determinar o que está funcionando e o que não está, além de mostrar o retorno sobre o investimento. Também é importante que sua estratégia abranja todas as áreas e níveis do negócio, com a adesão da equipe e da administração em todos os departamentos.

Adotando medidas

É claro, dizer que você vai fazer as coisas não é suficiente. Esses planos precisam ser colocados em prática para cumprir os compromissos com a diversidade, a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa. Portanto, depois de ter pesquisado e revisado, é hora de reformular. Através dos três pilares principais, é possível colocar ativamente em prática processos e programas para atingir os objetivos.

Para criar um local de trabalho diversificado, equitativo e inclusivo, sua organização precisa ter uma equipe de líderes que impulsiona a criação de responsabilidade estratégica e ações para ajudar a atingir os objetivos de diversidade e inclusão, proporcionar governança sobre esses esforços e promover a comunicação em toda a organização sobre o progresso. Esta equipe deve garantir que estão criando um ambiente de trabalho inclusivo, celebrando a diversidade e capacitando as pessoas a alcançar seu potencial máximo.

Obtendo vantagens

Dado que tais ações exigem um investimento de tempo e dinheiro, a questão torna-se então: "o que há nele para o negócio"? A resposta é: muitos benefícios, e mais do que nunca com a crescente importância e influência destas questões entre as pessoas, fornecedores e acionistas.

Se você olhar para o elemento pessoas, ter uma equipe mais engajada e capacitada muitas vezes levará a um aumento da produtividade e a um aumento da satisfação. Por sua vez, isto pode ter um impacto positivo nos níveis de serviço ao cliente e na entrega, enquanto torna sua empresa mais atraente em termos de retenção e atração de pessoal. Quando você pensa na atual escassez de profissionais que o setor enfrenta, isto é crucial.

Como eu disse, o cenário empresarial tem mudado, e sem dúvida foi acelerado pela pandemia, para uma situação em que fornecedores e parceiros estão procurando usar soluções sustentáveis e trabalhar com fornecedores ambientalmente conscientes. Como um negócio responsável, você está, portanto, se posicionando para se destacar da concorrência e impulsionar o crescimento dos negócios.

De fato, fala-se agora em negócios sustentáveis da mesma forma que em negócios lucrativos. Não é mais um atributo desejável, mas um objetivo necessário. A mudança nesta área dentro de sua organização pode ser alcançada, mas requer liderança e transformação. Para fazê-lo corretamente, você deve assumir o comando e agir. E se você o fizer corretamente, sua empresa pode tirar proveito disso.

Comentários

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, lembrando que os comentários são de responsabilidade do autor e não expressam a opinião desta editoria. A Logicalis, editora do blog Digitizeme, reserva-se o direito de excluir mensagens que sejam consideradas ofensivas ou desrespeitem a legislação civil brasileira.

(String: {{item.spotify_link}})

(SizeLimitingPyList: [])